Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Souza dospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T03:37:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212272pt_BR
dc.description.abstractO tema desta dissertação diz respeito à formação de professores/as de História e à liberdade de ensinar. Tem como problemática analisar o significado de ser professor/a de História na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS (RME/POA) hoje perante a ameaça ao seu lugar social e a sua autoridade e verificar quais os movimentos de resistência criados pelos/as docentes da referida rede de ensino. Por meio de uma pesquisa qualitativa, descritiva e narrativa, pretende-se: a) caracterizar teórica e metodologicamente as concepções de educação presentes nos cadernos pedagógicos do projeto Escola Cidadã da RME/POA; b) estabelecer relações entre os movimentos neoconservadores e neoliberais e a vida profissional desses/as docentes; c) analisar as concepções, práticas enunciadas, censuras/ameaças enfrentadas e formas de resistência apresentadas pelos/as mesmos/as; d) refletir sobre e, se possível, indicar outras formas de resistência derivadas do diálogo crítico com os professores/as de História. O conceito de resistência tornou-se fundamental nas análises desta dissertação. Além das fontes bibliográficas e dos cadernos pedagógicos, a pesquisa foi marcada pela aplicação de um questionário com esses/as professores/as de História e pelos encontros do grupo de discussões com os/as docentes dessa disciplina. Em termos de conclusão, verificou-se que emergiu uma formação construída pelos/as próprios/as professores/as de História da rede, marcada pela reflexão e pela luta por liberdade de ensinar. Restou demonstrado que, para tanto, os/as docentes de História da RME/POA têm utilizado, como modo de resistência, o elo entre a pedagogia crítica e o pensamento decolonial contra os avanços neoliberais e neoconservadores sobre a educação pública. Isso ficou explícito na medida em que esses/as professores/as foram mostrando as suas formas de resistência por meio das sobrevivências relatadas sempre com vida e movimento, potencializando-lhes atingir a condição de professores/as como intelectuais transformadores/as de realidades.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is concerned with the formation of History teachers and the freedom to teach. Its research problem is to analyze the meaning of being a History teacher in the Municipal Education Network of Porto Alegre/RS (MEN/POA) today in view of the threat to their social place and authority and to examine the resistance movements created by the teachers of that school network. Through a qualitative, descriptive and narrative research, this work attempts: a) to characterize theoretically and methodologically the conceptions of education present in the pedagogical notebooks of the Citizen School project of the MEN of Porto Alegre/RS; b) to establish relationships between the neoconservative and neoliberal movements and the professional life of these teachers; c) to analyze the conceptions, enunciated practices, censorship and threats faced and forms of resistance presented by them; d) to reflect on and, if possible, indicate other forms of resistance derived from the critical dialogue with History teachers. The concept of resistance has become fundamental in the analysis of this dissertation. In addition to the bibliographic sources and pedagogical notebooks, the research relied on the application of a questionnaire with these History teachers and on the meetings of the discussion group with the teachers of that discipline. As a conclusion found out a formation has been built by the RME/POA History teachers themselves, based on reflection and the struggle for freedom to teach. It has been demonstrated that, for this purpose, the History teachers of the RME/POA have used, as a way of resistance, the link between critical pedagogy and decolonial thinking against the neoliberal and neoconservative advances on public education. This has become explicit as these teachers have shown their forms of resistance through the reported survivals in a lively and moving way, changing and turning themselves into intellectuals transforming realities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectKnowledge and practices in the school spaceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLiberdade de ensinopt_BR
dc.subjectFormation of history teachersen
dc.subjectRede Municipal de Ensino. Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPorto Alegreen
dc.subjectFreedom to teachen
dc.subjectResistanceen
dc.titleSobreviver é resistir : vida e movimento na formação dos/as professores/as de história da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115754pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples