Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-18T03:48:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212092pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa o que dizem os jovens sobre futuro. O objetivo central é refletir sobre as possibilidades de articulação entre tempo, juventude e escolarização, com material empírico produzido em uma escola pública de Porto Alegre-RS. A metodologia de pesquisa foi a entrevista narrativa, analisada na perspectiva dos estudos culturais. Os jovens entrevistados frequentavam a oitava série, sendo a última oferecida pela escola, e se deparavam com a necessidade de pensar o que fazer no “ano que vem”. Como resultados, a escola continua se mostrando como um importante lugar para a construção de um futuro de sucesso. A escolarização como imperativo se fixa, então, na certificação, no status e nos acessos que, supostamente, viabiliza.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes what youngsters say about future. The main objective is to reflect on the possibilities of articulating time, youth and schooling, with empirical material produced in a public school from Porto Alegre/RS. The research methodology was the narrative interview, analyzed from the cultural studies approach. The interviewed youngsters attended the eighth grade, being the last offered by the school, and faced the need to think of what to do “next year”. As results, the school keeps showing itself as an important place to build a successful future. Schooling as an imperative is determined, then, in the certification, in status, and in the accesses that supposedly enables.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista. Belo Horizonte, MG. Vol. 33 (2017), p. 1-26, e158274pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouthen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectCultural studiesen
dc.titleO que fazer no ano que vem? articulações entre juventude, tempo e escolapt_BR
dc.title.alternativeWhat to do next year? articulations between youth, time and schoolen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114764pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples