Show simple item record

dc.contributor.advisorPereira, Ana Cristina Cyprianopt_BR
dc.contributor.authorPitol, Marinapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:39:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211995pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a temática diversidade e inclusão sobre a perspectiva da comunicação e identidade organizacional. O objetivo desse estudo, é analisar o espaço destinado à diversidade na identidade organizacional da empresa ThoughtWorks sobre a perspectiva da inclusão, presentes nos conteúdo do site institucional. Foram abordados os contextos do surgimento e luta dos grupos minorizados até sua presença nas organizações. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado o método de estudo de caso a partir do qual se realizou a análise e interpretação dos dados que permitiram à autora compreender as necessidades de inclusão na organização, que orientaram as estratégias de diversidade e relacionamento além do papel da comunicação organizacional em efetivar essa construção, e que resultaram na presença da diversidade na identidade organizacional. Os resultados evidenciaram que para a efetividade das ações, a diversidade deve estar presente como valor organizacional, sendo o princípio norteador para aproximação e construção do relacionamento com os grupos minorizados e consequentemente a (re)construção da identidade organizacional a ponto de estar presente na atuação da organização.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the theme of diversity and inclusion from the perspective of communication and organizational identity. The objective of this study, is to analyze the space for diversity (on the perspective of inclusion) in the organizational identity of the company ThoughtWorks. It was addressed the contexts of the emergence and the fight of minority groups until their presence in organizations. From the methodological point of view, it was used the case study method from which it was performed the analysis and interpretation of data that allowed the author to understand the needs for inclusion in the organization, which guided the strategies of diversity and relationship and the role of organizational communication in implementing this construction, and which resulted in the presence of diversity in organizational identity. The results showed that for the effectiveness of actions, diversity must be present as an organizational value, being the guiding principle for approaching and building the relationship with the minority groups and consequently the (re)construction of the organizational identity to the point of being present in the organization's performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectImagem organizacionalpt_BR
dc.subjectMinorized groupsen
dc.titleDiversidade e identidade organizacional : um estudo de caso da empresa Thoughtworkspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record