Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorSerrano, Gianluca de Melospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211984pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem por objetivo analisar como os clubes Grêmio Football Porto Alegrense e Sport Club Internacional se posicionam em relação ao racismo em suas campanhas institucionais. Para isso, primeiro, realiza-se pesquisa bibliográfica sobre comunicação organizacional, cultura organizacional e posicionamento para, na sequência, discorrer sobre a comunicação organizacional de clubes de futebol e as propagandas institucionais, de cunho social que desenvolvem. Também se realiza fundamentação teórica sobre racismo e suas variáveis, destacando formas de como se inocula na sociedade e nas organizações, e avança-se para identificar como ele se estrutura no futebol brasileiro. Por fim, com base em pesquisa documental, analisam-se os dados empíricos (ações, eventos e campanhas antirracismo com a participação dos referidos clubes) e evidencia-se que as ações ainda são esparsas e sem articulação, o que parece se traduzir em pouca efetividade. Percebe-se que ainda há longo trabalho a ser realizado, e que exige comunicação estratégica.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to analyze how the clubs Grêmio Football Porto Alegrense and Sport Club Internacional position themselves regarding racism in their institutional campaigns. It builds on the contextualization of Organizational Communication, Organizational Cultures and Positioning to develop and tap into Club Communication and the institutional advertising they develop. It then also contextualizes racism and its variables, how it is inoculated in society and organizations, and moves forward to identify how it is structured in brazilian football. We also talk about the origins of Grêmio and Internacional, so we can have a complete and contextual reading about how clubs work the theme. From the contextualization, in a third moment, the collected data is evaluated and it is clear that the campaigns are still inefficient in the overall results. There is still a long work to be done that will need to be based on strategic communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational Communicationen
dc.subjectPositioningen
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectGre-Nalen
dc.subjectSocceren
dc.subjectGrêmioen
dc.subjectInternacionalen
dc.titleNão é só futebol: uma análise de como o racismo é abordado em campanhas institucionais pela dupla Gre-Nal.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem