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dc.contributor.advisorPrytoluk, Andre Luispt_BR
dc.contributor.authorSagaz Junior, Ubirajarapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211930pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo central analisar a estratégia de comunicação adotada pelo Sport Club Internacional através de redes sociais durante o período da partida final da Copa do Brasil de 2019, ocorrida entre os dias 16 de setembro à 19 de setembro, a partir da visão do marketing esportivo. Como objetivos específicos do trabalho foi verificado as ações desenvolvidas no Facebook pelo Clube nos três dias que antecederam a decisão da Copa do Brasil de 2019 e um dia após a partida, compreendido as estratégias adotadas no Instagram pelo Sport Club Internacional nos três dias que antecederam a decisão da Copa do Brasil de 2019 e seu dia posterior e analisar o conteúdo dos tweets do perfil @SCInternacional durante este mesmo período. Para isso, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, documental e análise de conteúdo dos posts dos perfis oficiais do Sport Club Internacional no Facebook, Instagram e Twitter. O referencial teórico deste trabalho abordou temas como: marketing, marketing esportivo, sites de redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e o time Sport Club Internacional. Além disso, houve a coleta das postagens dos perfis oficiais do Sport Club Internacional nas plataformas Facebook, Instagram e Twitter referentes ao período do dia 16 de setembro a 19 de setembro de 2019. A partir da análise de conteúdo dos 116 posts foi identificado nove categorias com os respectivos temas: motivação para o jogo, preparação para o jogo, transmissão, patrocínio, treino dos jogadores, venda produtos oficiais, avisos, entrevistas dos jogadores e jogos passados. Concluiu-se que o Sport Club Internacional se comunica com os seus usuários de diversas formas, através do conteúdo que gera em seus sites de redes sociais, além de se promover como marca.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the communication strategy adopted by Sport Club Internacional through social networks during the period of the final match of the 2019 Brazilian Cup, which took place between September 16 and September 19, from the view of the sports marketing. As specific objectives of the work was verified the actions developed on Facebook by the Club in the three days before the decision of the 2019 Brazilian Cup and one day after the match, including the strategies adopted on Instagram by Sport Club Internacional in the three days before the 2019 World Cup decision and its later day and analyze the content of @SCInternacional profile tweets during this same period. For this, the following methodological procedures were adopted: bibliographic, qualitative, exploratory, documentary research and content analysis of posts from official Sport Club Internacional profiles on Facebook, Instagram and Twitter. The theoretical framework of this work covered topics such as: marketing, sports marketing, social networking sites, Facebook, Instagram, Twitter and the Sport Club Internacional team. In addition, the official posts of Sport Club Internacional were collected on the Facebook, Instagram and Twitter platforms for the period from September 16 to September 19, 2019. From the content analysis of the 116 posts, nine categories were identified with the following themes: game motivation, game preparation, broadcasting, sponsorship, player training, selling official products, notices, player interviews and past games. It was concluded that Sport Club Internacional communicates with its users in various ways through the content it generates on its social networking sites, as well as promoting itself as a brand.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectSport Club Internacionalpt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.titleEstratégia de comunicação do Sport Club Internacional por redes sociais para a final da Copa do Brasil de 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116138pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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