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dc.contributor.advisorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorCerva, Ana Carinept_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T03:42:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211526pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investiga a situação atual da República Portuguesa quanto sua forma de secularização, na qual a religião Católica continua a ocupar um lugar proeminente, de modo que tanto o Estado quanto o Catolicismo são atores centrais na configuração do espaço público português. A problemática central questiona o papel do Estado e do Catolicismo enquanto fontes de valores que podem viabilizar a coexistência de visões religiosas e seculares, as quais caracterizam uma sociedade postsecular. Em particular, busca apreender se o processo de enfrentamento pelos direitos das mulheres e igualdade de gênero em Portugal possui uma dupla fonte, secular e religiosa. Empreende um estudo da reconstrução das memórias de D. Isabel, mulher aragonesa, rainha consorte de Portugal (período Medieval) e santa católica, bem como de outras mulheres em diferentes períodos históricos. A doutoranda realizou pesquisas etnográficas em Portugal em três momentos: 2015, 2016 e 2017. Percorreu treze localidades em busca da compreensão de como se manifesta, na atualidade, o Catolicismo popular português. Pesquisou, particularmente, as celebrações ritualísticas da Rainha Santa Isabel e as festas do Espírito Santo, ambas tidas como importantes festividades religiosas populares e étnicas das comunidades portuguesas e de diáspora. Também procurou entender um dos maiores cultos religiosos do país lusitano: o fenômeno de Fátima. Acompanhou a cerimônia de canonização dos Pastorinhos de Fátima: Jacinta e Francisco Marto, com a presença do Papa Francisco. Mediante uma Sociologia da Religião e da Moral de Émile Durkheim, buscou mostrar, além das práticas de Catolicismo popular, novas formas de sagrado moderno. Para pensar o postsecular na sociedade portuguesa, na concepção de Jürgen Habermas, introduziu uma discussão sobre força do exemplo de Alessandro Ferrara, quando trabalhou com a exemplaridade de D. Isabel e outras mulheres ao longo da história do Ocidente. Por meio destas investigações, propõe uma interpretação sobre diferentes tipos de enfrentamentos pela igualdade de gênero em Portugal e estabelece um debate sobre a condição postsecular no país lusitano.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigates the current situation of the Portuguese Republic regarding its secularization, a country in which Catholicism continues to occupy a prominent place, to such an extent that both State and the aforementioned branch of Christianity are fundamental players in the configuration of the Portuguese public space. The main part of the research problem questions the role of State and Catholicism as sources of values that can allow the coexistence of religious and secular views, both of which characterize a postsecular society. Particularly, it tries to understand if the fight for the rights of women and gender equality in Portugal has a double source, namely, a secular and a religious one. It undertakes a study of the reconstruction of the memories of Isabella, aragonese woman, Queen consort of Portugal (medieval period) and catholic saint, as well as of other women in different time periods of history. The PhD student did ethnographic researches in Portugal in three moments: 2015, 2016 and 2017. She travelled thirteen places trying to understand how it is manifested, nowadays, Portuguese Catholicism in its popular form. She researched, particularly, ritualistic celebrations of the Queen and Saint Isabella and the festivities of the Holy Spirit, both of which being important popular and ethnic religious festivities of diaspora and portuguese communities. She also tried to understand one of the major religious cults of the lusitanian country: the phenomena of Fatima. The PhD student also accompanied the canonization of the Pastorinhos of Fatima: Jacinta e Francisco Marto, with the presence of the Pope Francisco. Using the Sociology of Religion and Morality by Émily Durkheim, she tried to show, besides the practices of popular Catholicism, new forms of modern sacred. To think of the postsecular in the portuguese society, in the conception of Jürgen Habermas, she introduced a discussion of force of example by Alessandro Ferrara, when working with the exemplarity of Isabella and other women throughout the Western history. Through these investigations, the PhD student proposes an interpretation over different types of fights for gender equality in Portugal and establishes a debate on the condition of the postsecular in the lusitanian country.en
dc.description.abstractCette thèse examine la situation actuelle de la République portugaise, en ce qui concerne sa forme de laïcité, en considérant que la religion catholique occupe toujours une place prépondérante, de façon que le Catholicisme ainsi que l’État est un acteur central dans la configuration de l’espace public portugais. La question centrale interroge le rôle de l’État et du catholicisme en tant que sources de valeurs qui permettent la coexistence de points de vue religieux et laïques, ce qui caractérise une société postséculière. En particulier, la thèse vise comprendre si le processus de lutte pour les droits des femmes et l’égalité des sexes au Portugal a des doubles sources : laïque et religieuse. Nous avons mené une étude de la reconstruction des mémoires d’Élisabeth d’Aragon, femme aragonaise, reine consort du Portugal (période médiévale) et sainte catholique, ainsi que d’autres femmes de différentes périodes historiques. Ainsi, la doctorante a mené des recherches ethnographiques au Portugal, en trois temps : en 2015, 2016 et 2017. Elle a visité treize localités, en cherchant de comprendre comment le catholicisme populaire portugais se manifeste aujourd’hui. Particulièrement, elle a recherché les célébrations rituelles de la Reine Sainte Élisabeth de Portugal et les fêtes du Saint-Esprit, qui sont les deux considérées fêtes religieuses populaires et ethniques importantes pour les communautés portugaises et de la diaspora. Également, elle a cherché à comprendre l’un des plus grands cultes religieux du pays, le phénomène de Fátima, et accompagné la cérémonie de canonisation des Enfants bergers de Fátima – Jacinta et Francisco Marto –, en présence du pape François. En utilisant une sociologie de la religion et de la morale proposée par Émile Durkheim, la doctorante cherche à montrer les pratiques du catholicisme populaire ainsi que de nouvelles formes du sacré moderne. Pour réfléchir sur la post-sécularité dans la société portugaise, selon l’a conçu Jürgen Habermas, elle a conduit une discussion sur la force de l’exemple, selon Alessandro Ferrara, qui a mené des études sur l’exemplarité de Élisabeth de Portugal et d’autres femmes au cours de l’histoire de l’Occident. À travers ces investigations, elle propose une interprétation sur différents types de lutte pour l’égalité des sexes au Portugal et ouvre un débat sur la condition post-séculière dans le pays lusitanien.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSecularizaçãopt_BR
dc.subjectSecularizationen
dc.subjectCatolicismopt_BR
dc.subjectPostsecular conditionen
dc.subjectForce of exampleen
dc.subjectSociedade : Portugalpt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectPopular Catholicismen
dc.subjectFestas religiosaspt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectLaïcitéfr
dc.subjectSociologia da religiãopt_BR
dc.subjectCondition post-séculièrefr
dc.subjectForce de l’exemplefr
dc.subjectCatholicisme populairefr
dc.subjectGenrefr
dc.titleForça do exemplo de Isabel de Aragão : reflexões sobre catolicismo, condição postsecular e gênero em Portugalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115749pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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