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dc.contributor.advisorCalabró, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Patrisia Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T03:37:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210786pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância e a necessidade de avaliar o impacto de ações de desenvolvimento para as organizações, identificar de que forma uma instituição pública está aproveitando os recursos despendidos na qualificação de seus servidores é de suma importância, afinal são recursos públicos, e por essa razão devem voltar à sociedade de alguma forma. Esta pesquisa analisa os servidores da CAPES com pós-graduação “stricto sensu”, buscando determinar o impacto de variáveis individuais, contextuais, de aprendizagem (competências), de características de cursos escolhidos e de temas de estudo com relevância ou não para a instituição. O intuito é verificar se os temas das dissertações e teses durante a formação têm influência nas atividades desenvolvidas pelo servidor e se os conhecimentos produzidos têm gerado impacto nas políticas públicas de fomento da Instituição. Tem-se como objetivo geral traçar o perfil dos servidores pesquisadores da CAPES e investigar sua produção (dissertações e teses), correlacionando os temas estudados com sua atuação e com as políticas públicas de fomento da Instituição. O intuito é entender como se dão os processos de consolidação da informação científica dentro da própria CAPES e se os quantitativos das produções científicas e das orientações acadêmicas têm contribuído na geração de conhecimentos para a agência CAPES. Cada vez mais os indicadores produzidos pelos estudos cientométricos mostram-se importantes fontes para tomadas de decisões nas instituições. Assim, esta pesquisa se caracteriza por adotar uma abordagem predominantemente quantitativa, fundamentada no referencial teórico-metodológico da cientometria, mas também é uma pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica, articulada com uma análise qualitativa com a finalidade de se obter uma visualização mais ampla e consistente dos aspectos relacionados ao impacto, visibilidade e cooperação das publicações científicas dos servidores e da sua vida enquanto discentes e pesquisadores. Ficou demostrado nos resultados obtidos, o interesse dos servidores em pesquisas sobre as políticas públicas de fomento e sobre assuntos de interesse da instituição. Na análise também ficou demostrado que o investimento da CAPES em seus servidores tem trazido efeitos quantitativos expressivos, contudo, falta interesse dos dirigentes da instituição por uma análise qualitativa e de conteúdo. O retrato aqui apresentado possibilitará reflexão no sentido do aprimoramento institucional, assim como encapará discussões mais amplas sobre investimento intelectual para o desenvolvimento do País.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the importance and the need to assess the impact of development actions for organizations, identifying how a public institution is taking advantage of the resources spent on the qualification of its employees is of paramount importance, after all, they are public resources, and for this reason, they must return to society in some way. This research analyzes CAPES civil servants with a “stricto sensu” postgraduate course, seeking to determine the impact of individual, contextual, learning (skills) variables, characteristics of chosen courses and, study subjects with or without relevance for the Institution. The purpose is to verify if the themes of the master's thesis and doctoral dissertations during the training influence the activities developed by the civil servant and if the knowledge produced has had an impact on the public policies of the Institution's promotion. The general objective is to outline the profile of CAPES research workers and to investigate their production (dissertations and theses), correlating the topics studied with their performance and with the Institution's public policies. The aim is to understand how the processes of consolidation of scientific information take place within CAPES and whether the amounts of scientific production and academic guidance have contributed to the generation of knowledge for the CAPES agency. Increasingly, the indicators produced by scientometric studies prove to be important sources for decision-making in institutions. Thus, this research is characterized by adopting a predominantly quantitative approach, based on the theoretical-methodological framework of scientometry, but it is also a bibliographic, descriptive and analytical research, articulated with a qualitative analysis to obtain a broader and more consistent view aspects related to the impact, visibility and, cooperation of the scientific publications of civil servants and their lives as students and researchers. This study demonstrated the interest of civil servants in research on public development policies and on matters of interest to the institution. The analysis also showed that CAPES' investment in its employees, has brought significant quantitative effects, however, there is a lack of interest from the institution's managers in a qualitative and content analysis of the studies. In this regard, the research will allow for reflection in the sense of institutional improvement, as well as covering broader discussions on intellectual investment for the development of the country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectScientometryen
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectPostgraduateen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectServer qualificationen
dc.titleUma análise cientométrica dos servidores da Capes com pós-graduação “stricto sensu”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115601pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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