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dc.contributor.advisorFolmer, Vanderleipt_BR
dc.contributor.authorFelcher, Carla Denize Ottpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-27T03:39:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210747pt_BR
dc.description.abstractO presente resumo trata de uma pesquisa que tem por objetivo investigar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais no contexto do desenvolvimento profissional docente. A metodologia empregada foi predominantemente qualitativa e discutiu o resultado de sete textos (quatro artigos e três manuscritos). O primeiro texto é um manuscrito; para a sua elaboração foram considerados vinte e dois trabalhos, os quais foram submetidos a teoria fundamentada, destes, foram identificados um trabalho referente à formação inicial, dezessete à formação continuada e quatro à formação inicial e continuada. O segundo texto é um artigo, em que foi empregada meta-analise e estado da arte e os resultados apontam que há uma tendência para o uso do GeoGebra, visto que está presente em grande número de pesquisas apresentadas no Encontro Brasileiro de Pós-Graduandos em Educação Matemática, sendo a tecnologia mais citada nas pesquisas entre 2016 e 2017. O terceiro texto trata de um artigo, que empregou em sua construção o estado da arte e foi identificado o GeoGebra como a tecnologia digital mais utilizada na formação dos egressos participantes desta pesquisa. O quarto texto corresponde a um artigo que traz resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de Matemática/egressos do Programa Universidade Aberta do Brasil, fase três, professores formadores e tutores, e o GeoGebra novamente é destaque. Egressos e professores formadores salientam que a tecnologia digital mais utilizada nesse curso foi o GeoGebra, e, segundo os egressos, essa é a tecnologia que eles mais utilizam atualmente para ensinar Matemática. No quinto texto, o qual é um manuscrito, foi oportunizado aos professores participantes o MathTASK (tarefa matemática) sobre GeoGebra, os quais demonstram conhecimento, tanto dos conceitos matemáticos, como da tecnologia digital. Todavia, não foram identificadas as competências relacionadas à capacidade de elaborar atividades investigativas, nem de mediar o processo e avaliar. No sexto texto, o qual é um artigo, foi proposta uma cyberformação com o código QR aos participantes, na qual unindo teoria e prática elaboraram uma intervenção pedagógica e apresentaram as seguintes percepções: o uso da tecnologia digital motiva os alunos; realizar formações é importante para cada vez mais aprender; a formação foi muito válida, pois uniu teoria e prática. O último texto, um manuscrito, trouxe as percepções dos estudantes, alunos dos egressos, os quais vivenciaram a intervenção elaborada na cyberformação. Desses, 71% avaliaram como muito boa a intervenção, destacando que aprenderam sobre o código e, embora a maioria não tenha apresentado dificuldades, os que apresentaram foram referentes ao plano cartesiano. As discussões apontam as seguintes percepções dos professores participantes: a formação inicial é o momento de começar a vivenciar as tecnologias digitais, para que desse modo possam levar as tecnologias para a sala de aula; as formações continuadas oportunizadas foram percebidas positivamente, em especial, a formação com o código QR, pois uniu teoria e prática. A intervenção com o código QR em sala de aula, considerando a participação e o interesse dos estudantes causou nos professores a percepção de que o uso da tecnologia modifica comportamentos e exige do professor aprender constantemente. A partir do exposto, entende-se que a formação docente permeada por tecnologias digitais influencia na práxis docente; de onde aponta-se como perspectiva a aprendizagem colaborativa, uma proposta de formação viável e que poderá ser eficaz para o desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.description.abstractThe present summary deals with a research that aims to investigate the perceptions of Mathematics teachers about the use of digital technologies in the context of teacher professional development. The methodology used was predominantly qualitative and discussed the result of seven texts (four articles and three manuscripts). The first text is a manuscript; twenty-two papers were considered for its elaboration, which were submitted to a grounded theory, of these, one work was identified referring to initial training, seventeen to continuing education and four to initial and continuing education. The second text is an article, in which meta-analysis and state of the art were used and the results indicate that there is a trend towards the use of GeoGebra, since it is present in a large number of studies presented at the Brazilian Meeting of Graduate Students in Mathematical Education, being the most cited technology in the surveys between 2016 and 2017. The third text deals with an article, which used the state of the art in its construction and identified GeoGebra as the most used digital technology in the training of graduates participating in this research. The fourth text corresponds to an article that brings results from semi-structured interviews carried out with Mathematics teachers / graduates of the Open University of Brazil Program, phase three, teacher educators and tutors, and GeoGebra is again highlighted. Graduates and teacher teachers point out that the most used digital technology in this course was GeoGebra, and, according to the graduates, this is the technology they use most today to teach mathematics. In the fifth text, which is a manuscript, the participating teachers were given the MathTASK (mathematical task) on GeoGebra, which demonstrates knowledge of both mathematical concepts and digital technology. However, the competences related to the capacity to develop investigative activities were not identified, nor to mediate the process and evaluate. In the sixth text, which is an article, cyberformation with the QR code was proposed to the participants, in which combining theory and practice they elaborated a pedagogical intervention and presented the following perceptions: the use of digital technology motivates students; conducting training is important to learn more and more; the training was very valid, as it united theory and practice. The last text, a manuscript, brought the perceptions of the students, students of the alumni, who experienced the intervention developed in cyberformation. Of these, 71% rated the intervention as very good, highlighting that they learned about the code and, although the majority did not present difficulties, those that did were related to the Cartesian plan. The discussions point to the following perceptions of the participating teachers: initial training is the time to start experiencing digital technologies, so that they can take the technologies to the classroom; the continued opportunities offered were positively perceived, especially the training with the QR code, as it united theory and practice. The intervention with the QR code in the classroom, considering the participation and interest of students, caused teachers to perceive that the use of technology changes behaviors and requires the teacher to learn constantly. From the above, it is understood that teacher training permeated by digital technologies influences teaching praxis; from where collaborative learning is pointed out, a viable training proposal that can be effective for the professional development of teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMath teachingen
dc.subjectTeacher professional developmenten
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleTecnologias digitais : percepções dos professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.title.alternativeDigital technologies : perceptions of mathematics teachers in the context of teaching professional developmenten
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115346pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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