Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPizzato, Michelle Camarapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sandra Aparecida dospt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:35:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210401pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui relatada buscou compreender a contribuição que a participação de estudantes da Educação Básica em um grupo de Iniciação Científica (IC) exerce na ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes científicas. Refere-se a estudantes de uma escola de Educação Básica, na cidade de Rio do Sul/SC, que se apresentam como um grupo de IC inovador e multisseriado. Para isso, analisaram-se as pesquisas desenvolvidas sobre a IC, bem como a concepção de ciência e da participação no grupo de IC por meio da triangulação de informações dos estudantes participantes, seus responsáveis e seus professores de diferentes componentes curriculares. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso e deu-se por meio de revisão da literatura, questionário aplicado aos estudantes e entrevistas semiestruturadas realizadas com familiares e professores. Para a interpretação das informações oriundas da revisão da literatura, da observação participante e dos questionários, utilizou-se a Análise de Conteúdo e, para as respostas às entrevistas, utilizou-se como forma de tratamento a Análise Textual Discursiva (ATD), devido a natureza das informações. Da análise das informações emergiram categorias dos diferentes contextos: da revisão da literatura e da observação participante, emergiram categorias que revelaram distanciamentos e aproximações do GEIC com princípios da IC institucionalizada no Brasil; da análise dos questionários respondidos pelos estudantes, as categorias definidas a priori expressaram pontos positivos, pontos negativos e sugestões acerca da participação no GEIC; e das entrevistas com os responsáveis e professores de diferentes componentes curriculares emergiram duas categorias – o Grupo como emergência no cenário escolar e os estudantes participantes e o papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. Todas as categorias citadas foram utilizadas para compreender e produzir novos sentidos e conhecimentos acerca dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais o estudante seja protagonista e investigue situações do mundo real, de forma contextualizada e interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThis research tried to understand the contribution that the participation of Basic Education students at the Scientific Initiation (SI) group has on the reassess of knowledge and the development of scientific attitudes. Furthermore, it is related to students from a Basic Education school in the South of Brazil, Rio do Sul, Santa Catarina, which presents itself as an innovative and multiseriate CI group. Moreover, the research on SI analyzed the conception of science and participation in the SI group through the triangulation of information from the participating students, their parents and their teachers from different curricular components. Regarding the method, the research is characterized as a case study and took place through a literature review, a questionnaire applied to students and semi-structured interviews conducted with family members and teachers. Besides, the content analysis technique was used for the gathered data such as literature review, participant observation and questionnaires. Therefore, the discursive textual analysis guided the interviews’ analysis due to the nature of information. Considering the data analysis, emerged categories from different contexts: from the literature review and from participant observation; as well as categories that revealed distances and approximations of the SI group with the principles of institutionalized SI in Brazil; the analysis of the questionnaires answered by the students revealed positive and negative points plus suggestions about participation in the SI group; and from the interviews with parents and teachers of different curricular components raised two categories: the group as an emergency in the school setting and the participating students and the role of the group for the subjects of the school community and the carried out. investigations In conclusion, all the categories mentioned were used to understand and produce new meanings and knowledge about the teaching and learning processes in which the student is the protagonist and investigates real-world situations, in a contextualized and interdisciplinary way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific initiationen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectScientific attitudesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscursive textual analysisen
dc.titleUm grupo de iniciação científica na educação básica : um percurso formativo para aprendizagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115237pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples