Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAñaña, Edar da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.date.accessioned2020-06-03T03:44:47Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/209994pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho explora as influências dos valores pessoais e de outros elementos da cultura brasileira, na avaliação de uma marca de alcance mundial, por meio de quatro subculturas regionais que são utilizadas como unidades de análise. Utiliza as escalas de Rokeach (1968, 1973) para medir os valores humanos e a de Aaker (1997) para avaliar os atributos da marca, numa amostra de 308 pessoas, entre estudantes e profissionais de nível superior. O resultado confirma a existência de relações significativas entre os valores pessoais e a percepção da marca Nike, bem como a influência dos rituais, dos símbolos e de algumas variáveis demográficas, na forma como aquela marca é percebida e avaliada pelos consumidores. Confirma também a existência de diferenças significativas entre os elementos culturais das diversas subculturas, que podem ser bastante úteis na formulação de estratégias de marketing voltadas às diversas regiões do país.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores the influences of personal values and of other cultural elements in the assessment of a global brand across four Brazilian regional subcultures. It uses the Rokeach Values Survey (1968, 1973) to measure personal values, and the Brand Personality Scale, of Aaker (1997), to interpret brand attributes in a sample 308 university students and high-schooled people. Results detected significant relationship amongst personal values and the brand evaluation, and confirmed some influence of rituals, symbols and demographics in the way consumers perceive an international brand like Nike. Personal values and other cultural elements of subcultures showed significant differences that can be useful for marketing strategies intended to the specific areas of that country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração Mackenzie. São Paulo, SP. Vol. 10, n. 3 (maio/jun. 2009), p. 153-181pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPersonal valuesen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectValor da marcapt_BR
dc.subjectSubcultureen
dc.subjectValores culturaispt_BR
dc.subjectValores pessoaispt_BR
dc.subjectBranden
dc.subjectCultura regionalpt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectSubculturapt_BR
dc.titleO valor dos valores : avaliação de uma marca global através de diversos Brasis culturaispt_BR
dc.title.alternativeThe value of values : a global brand's assessment across Brazilian cultural diversityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000729369pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples