Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLibânio, Cláudia de Souzapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-03-24T04:13:29Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1676-1901pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206889pt_BR
dc.description.abstractA percepção do uso do design como um elemento essencial para a obtenção de vantagem competitiva desperta nas empresas a necessidade de gerenciar também as atividades de design. Todavia, pouco se fala sobre a atividade dos profissionais de design participantes desse processo, seus papéis, funções e competências, e mesmo sobre suas ligações com a empresa e os demais setores envolvidos. O objetivo deste artigo é analisar, durante os processos de gestão de design, as relações de trabalho de profissionais de design vinculados interna e externamente às organizações, buscando compreender a estrutura e os fatores intervenientes na atividade desses profissionais, bem como as interações com seus principais interlocutores. A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa, através de entrevistas em profundidade com três profissionais de design. Posteriormente, foi feita uma análise das respostas, possibilitando a comparação desses dados obtidos com o referencial teórico pesquisado. Através deste estudo de caso, foi possível perceber o perfil e a atividade do profissional de design, bem as relações com seus principais interlocutores, quando vinculados interna e externamente às organizações.pt_BR
dc.description.abstractDesign use perception, as an essential element for achieving competitive advantage, also suggests the need to manage the design activities in companies. However, a few is discussed about the activity of these design professionals who participate in this process, their roles, functions and competencies, including their connections to a company and other involved sectors. This article aims to analyze, during the design management processes, the work relations of design professionals connected to organizations both internal and externally, in order to comprehend the structure and intervenient factors on the activity of these professionals, as well as the interactions with their main coworkers. The methodology was exploratory and qualitative, using in-depth interviews with three design professionals. Subsequently, the responses were analyzed allowing the comparison of these obtained data to the theoretical bases researched. Through this case study, it was possible to realize the aspects and the structure of the design professional activity, connected intern and externally to organizations, as well as its relations with the main coworkers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista produção online [recurso eletrônico]. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 3 (jul./set. 2013), p. 843-872pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectDesign professionalen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectWork activitiesen
dc.subjectIntervenient factorsen
dc.subjectCoworkersen
dc.titleAnálise da atividade do profissional de design envolvido na gestão de designpt_BR
dc.title.alternativeDesign professional activity analysis in design management en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000917068pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem