Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Camila Furlan dapt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Suelipt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:18:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205535pt_BR
dc.description.abstractA implementação de programas e políticas nas universidades públicas brasileiras, nos últimos 15 anos criaram novos mecanismos de integrá-las aos circuitos de reprodução do capital, sem modificar sua natureza jurídica. Em um contexto de aceleração tecnológica e aprofundamento da crise do capital, criaram-se novas formas de apropriação capitalista do conhecimento produzido pelas universidades públicas brasileiras, em todas as suas atividades. Este artigo busca contribuir para a caracterização do novo neoliberalismo acadêmico a partir da análise da articulação entre as políticas de ampliação do acesso e de incentivo à inovação nas universidades públicas brasileiras. O Novo Neoliberalismo acadêmico é um conceito que descreve a exacerbação das características historicamente registradas na mercantilização capitalista no ensino superior. No Brasil, as políticas neoliberais para o ensino superior foram se transformando, adquirindo novas características em função das mudanças nas recomendações dos organismos internacionais. Caracterizamos, assim, o novo neoliberalismo acadêmico como um conjunto de políticas e programas que criam políticas ditas inclusivas; flexibilizam a formação por meio da oferta de novas modalidades de cursos; modificam o financiamento; estabelecem o empreendedorismo como cultura a ser disseminada pela universidade; difundem o gerencialismo; e precarizam as relações de trabalho nas universidades públicas.pt_BR
dc.description.abstractThe implementation of programs and policies in Brazilian public universities in the last 15 years created new mechanisms to integrate them into the circuits of reproduction of capital, without changing their legal nature. In a context of technological acceleration and intensification of the capital crisis, new forms of capitalist appropriation of the knowledge produced by Brazilian public universities were created in all their activities. This article seeks to contribute to the characterization of new academic neoliberalism by analyzing the articulation between the access expansion policies for students and the fostering innovation policies in Brazilian public universities. New Academic neoliberalism is a concept that describes the exacerbation of historically recorded characteristics of capitalist commodification in higher education. In Brazil, neoliberal policies for higher education were transformed, acquiring new characteristics due to the changes in the recommendations of the international organisms. Thus, we characterize new academic neoliberalism as a set of policies and programs that create so-called inclusive policies; make training flexible by offering new courses; modify funding; establish entrepreneurship as a culture to be disseminated by the university; spread the managerialism; and precarious labor relations in public universities.en
dc.description.abstractLa implementación de programas y políticas en las universidades públicas brasileñas, en los últimos 15 años, han creado nuevos mecanismos para integrarlos en los circuitos de reproducción del capital, sin cambiar su naturaleza jurídica. En un contexto de aceleración tecnológica y profundización de la crisis del capital, se crearon nuevas formas de apropiación capitalista del conocimiento producido por las universidades públicas brasileñas, en todas sus actividades. Este busca contribuir a la caracterización del nuevo neoliberalismo académico a partir del análisis de la articulación entre las políticas de ampliación del acceso y de incentivo a la innovación en las universidades públicas brasileñas. El nuevo neoliberalismo académico es un concepto que describe la exacerbación de las características históricamente registradas en la mercantilización capitalista en la enseñanza superior. En Brasil, las políticas neoliberales para la enseñanza superior se fueron transformando, adquiriendo nuevas características en función de los cambios en las recomendaciones de los organismos internacionales. Caracterizamos, así, el nuevo neoliberalismo académico como un conjunto de políticas y programas que crean políticas dichas inclusivas; flexibilizan la formación a través de la oferta de nuevas modalidades de cursos; modifican la financiación; establecen el emprendedorismo como cultura a ser diseminada por la universidad; difunden el gerencialismo; y precarizan las relaciones de trabajo en las universidades públicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2019), p. 6-35pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic neoliberalismen
dc.subjectNeoliberalismo : Brasilpt_BR
dc.subjectBrazilian higher educationen
dc.subjectEnsino superior : Brasilpt_BR
dc.subjectAccess expansion policiesen
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectScience, technology and innovation policyen
dc.subjectPolítica de ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectNeoliberalismo académicoes
dc.subjectEnseñanza superior brasileñoes
dc.subjectPolítica de ampliación del acessoes
dc.subjectPolítica de ciencia tecnología e innovaciónes
dc.titleNovo neoliberalismo acadêmico e o ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108206pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples