Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFernandes, Daniel Von der Heydept_BR
dc.contributor.authorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:15:22Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1676-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20541pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar o papel do empreendedorismo na construção da performance de negócios. Foi desenvolvido e testado um modelo teórico, retratando os inter-relacionamentos entre orientação e cultura organizacional – orientação empreendedora, orientação para o mercado e aprendizagem organizacional – e seu impacto no sucesso das inovações e na performance empresarial. A partir de uma amostra com 157 organizações, os resultados indicam que a orientação empreendedora exerce elevado impacto na performance empresarial. Os efeitos da orientação empreendedora na performance são maiores do que aqueles da orientação para o mercado, os quais influenciam mais fortemente o sucesso das inovações. Essas duas orientações são complementares e seu efeito conjunto fornece resultados consistentes às ações empresariais. O papel moderador do tamanho da organização na relação entre orientação empreendedora e performance não foi confirmado.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to examine the role of entrepreneurship in business performance. A theoretical model has been developed and tested, focused on the inter-relationships that exist between orientation and organizational culture - entrepreneurial orientation, market orientation, and organizational learning - and their respective impact on innovation success and business performance. Based on a sample of 157 organizations, the results indicate that entrepreneurial orientation exerts a strong and direct impact on business performance. The effects of entrepreneurial orientation on performance are greater than those of market orientation, which have a stronger influence over innovation success. Both orientations seem to be complementary, and their joint effect generates results that are consistent with corporate activities. The moderating role of the size of the organization on the relationship between entrepreneurial orientation and performance was not confirmed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRAE - eletrônica. São Paulo. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2008), Art. 6, [28 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial orientationen
dc.subjectMarket orientationen
dc.subjectOrientação : mercadopt_BR
dc.subjectBusiness performanceen
dc.subjectDesempenho : Empresaspt_BR
dc.subjectLearning organizationsen
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectInovação organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleOrientação empreendedora : um estudo sobre as conseqüências do empreendedorismo nas organizaçõespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000631317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples