Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKönig, Alice Trischpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T04:15:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204662pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, em uma escola do campo, no município de Itati, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa-ação visou investigar as possibilidades curriculares engendradas por uma prática curricular que buscou articular saberes matemáticos escolares e saberes locais. O registro do processo de pesquisa foi feito em caderno de campo, em gravações em áudio e em fotografias. O protagonismo das crianças na busca por conhecimento e informações possibilitaram caminhos na prática curricular que não haviam sido previstos inicialmente, como o estudo do Crivo de Eratóstenes. O conhecimento a respeito do milho crioulo, as discussões em sala de aula e com algumas famílias, produziram algumas ressonâncias na comunidade, como a opção pelo cultivo apenas dessas sementes por um dos agricultores ainda naquele ano. Os novos caminhos, a observação das ressonâncias, a sequência de atividades adotada durante a prática curricular foram possibilitados a partir da escuta e do olhar atento ao cotidiano daquela escola.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a reflection on the study of divisors of a natural number articulated to the study of corn seed planting, the initial moment of a curricular practice developed with a fifth and sixth grades elementary school class in a rural school in the municipality of Itati, in the region of the Northern Coast of Rio Grande do Sul. The action research aimed to investigate the curricular possibilities generated by a curricular practice that sought to articulate mathematical school knowledge and local knowledge. The registration of the research process was done in a field notebook, in audio recordings and in photographs. The protagonism of the children in the search for knowledge and information made possible paths in curricular practice that had not been foreseen initially, such as the study of the Sieve of Eratosthenes. Knowledge about crioulo maize, discussions in the classroom and with some families, produced some resonance in the community, such as the option to grow only those seeds by one of the farmers that year. The new paths, the observation of the resonances, the sequence of activities adopted during the curricular practice were made possible by listening and attentive to the daily life of that school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2019. Vol. 5, n. 2 (2019), p. 5-16.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSchool day-to-dayen
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectSemente crioulapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCrioulas seedsen
dc.titleArticulação de saberes : divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriadapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109865pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples