Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorDal Moro, Marília Bervianpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T04:10:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1519-8227pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204455pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem o propósito de discutir como são constituídos, em mídias sociais do Facebook, os estudantes bem-sucedidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aportes teóricos utilizados advêm da matriz foucaultiana, principalmente os conceitos de governamentalidade, discurso e processos de objetivação e subjetivação. O material empírico é composto por mais de 100 postagens reunidas entre 2015 e 2018, oriundas de páginas do Facebook endereçadas aos candidatos que se preparam para o Enem. O resultado analítico mostrou que nas enunciações examinadas é possível perceber um forte incentivo à participação no Enem. Além disso, os candidatos tornam-se empreendedores de seu próprio desempenho nas provas, constituindo modos específicos de ser um bom estudante, o qual precisa, basicamente, de muito estudo e dedicação. Neste sentido, pode-se dizer que muito mais do que servir como uma forma de ingresso no Ensino Superior, o Exame atua como um dos mecanismos que constitui subjetividades alinhadas à racionalidade neoliberal presente em nossa sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to discuss how successful students in the National Exam of to High School (Exame Nacional do Ensino Médio) are constituted in social media of Facebook. The theoretical contributions used come from the Foucaultian matrix, mainly the concepts of governmentality, discourse and processes of objectification and subjectivation. The empirical material is composed of more than 100 posts collected between 2015 and 2018, from Facebook’pages directed to students who are preparing themselves to take the examination. The result showed that in the enunciations examined it is possible to perceive a strong incentive to participate in Exam. In addition, the candidates become entrepreneurs of their own performance in the tests, being specific ways to be a good student, which basically needs a lot of study and dedication. In this sense, it can be said that much more than serving as a form of entrance into Higher Education, the Exam serves as one of the mechanisms that constitute subjectivities aligned with the neoliberal rationality present in our society.en
dc.description.abstractEl artículo tiene el propósito de discutir cómo están constituidos, en medios sociales de Facebook, los estudiantes exitosos en el Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem). Los aportes teóricos utilizados provienen de la matriz foucaultiana, principalmente los conceptos de gubernamentalidad, discurso y procesos de objetivación y subjetivación. El material empírico está compuesto por más de 100 postes reunidos entre 2015 y 2018, oriundas de páginas de Facebook dirigidas a los candidatos que se preparan para el Enem. El resultado analítico mostró que en las enunciaciones examinadas es posible percibir un fuerte incentivo a la participación en el Enem. Además, los candidatos se convierten en emprendedores de su propio desempeño en las pruebas, constituyendo modos específicos de ser un buen estudiante, el cual necesita, básicamente, de mucho estudio y dedicación. En este sentido, se puede decir que mucho más que servir como una forma de ingreso en la Enseñanza Superior, el Examen actúa como uno de los mecanismos que constituye subjetividades alineadas a la racionalidad neoliberal presente en nuestra sociedad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContrapontos. Itajaí, SC. Vol. 19, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 328-345pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectExame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectLa gobernabilidades
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleJuventudes na escola : vozes e significações docentespt_BR
dc.title.alternativeSuccessful students in the national exam of to high school en
dc.title.alternativeEstudiantes exitosos en el examen nacional de la enseñanza media es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107428pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem