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dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-14T04:15:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0034-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204112pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents an experimental study of intervention in counting principles, in order to investigate its efficacy. Thus, studies that investigated the predictive factors of mathematics outcomes are presented, as well as the academic profile of students with problems in this area and results of intervention researches. The experimental study counted with 136 students from the first year of elementary school from three public schools located in Porto Alegre, divided into control group (n=76) and experimental group (n=60). The intervention occurred two times a week, for two weeks, only with the experimental group. A statistical analysis of the data was carried through the Z test of comparison, and the results demonstrate the efficacy of the intervention program in counting principles, since students in the experimental group show statistically higher advances than those of the students in the control group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 100, n. 256 (set./dez. 2019), p. 733-751pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCounting principlesen
dc.subjectInterventionen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleIntervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeIntervention in counting principles with students from the first year of elementary school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109521pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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