Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZordan, Paolapt_BR
dc.contributor.authorFleck, Débora Balzanpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:04:12Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203852pt_BR
dc.description.abstractTrata do estudo de figuras femininas sobrecarregadas, o qual compreende os corpos figurados para além de sua dimensão estético-formal. O recorte da pesquisa contempla uma montagem constelatória de imagens de corpos femininos com elementos apoiados em suas cabeças, que vão desde os ornamentos antropomórficos encontrados em exemplares da Arquitetura clássica e neoclássica, obras de arte, até as artes gráficas e produções literárias da contemporaneidade. Busca uma episteme ao conceito de “corpo-cariátide” a partir de um plano de montagem visual alinhado ao modo do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e da sua visada transdisciplinar. Com o auxílio dos estudos de Georges Didi-Huberman a respeito das experiências significativas da emoção provocadas pelas obras de arte e dos conceitos warburguianos de nachleben e de pathosformel, propõe considerar as dimensões poética e político-pedagógica para historicizar imagens e evidenciar argumentos interimagéticos a figuras de mulheres que carregam a sobrevivência da sua manifestação expressiva: o corpo feminino submisso, secundário, sobrecarregado, educado e disciplinado a um modo de vida servil. Junto às perspectivas da Filosofia da Diferença, que pensa a imagem enquanto presença, para mover sentidos e ensinar outros modos de ser, de existir e de viver, este estudo propõe outras maneiras de estar diante das imagens investigadas e de revelar saberes transversais constituídos nas intersecções entre a Educação, a Filosofia, as Artes Visuais e a História da Arte.pt_BR
dc.description.abstractThis study is about overloaded female figures, which comprehends figurative bodies beyond their aesthetic-formal dimension. The research includes a constellation of images of female bodies with elements resting on their heads, ranging from anthropomorphic ornaments found in examples of classical and neoclassical architecture, works of art, to graphic arts and contemporary literary productions. It seeks an episteme of the concept of “caryatid body” from a visual assembly plan aligned with the mode of Aby Warburg's Atlas Mnemosyne and his transdisciplinary vision. With the help of Georges Didi-Huberman's studies on the significant experiences of emotion brought about by works of art and the warburguian concepts of nachleben and pathosformel, it is proposed to consider the poetic and political-pedagogical dimensions to historicize images and highlight their interimagetic arguments for the female figures that carry the survival of their expressive manifestation: the submissive, secondary, overworked, educated and disciplined female body to a servile way of life. Along with the perspectives of the Philosophy of Difference, which thinks the image as presence, to move senses and teach other ways of being, existing and living, this study proposes other ways of being in front of the investigated images and revealing transversal knowledge constituted at the intersections between Education, Philosophy, the Visual Arts and the History of Art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArten
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectBody figureen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMontageen
dc.subjectImagetic atlasen
dc.subjectCaryatiden
dc.titleEducada a suportar : um atlas ao corpo-cariátidept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109325pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples