Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKoehler, Cristianept_BR
dc.contributor.authorMoura, Clérice Rodrigo dept_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:02:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203783pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho irei falar sobre a evolução do sistema educacional desde os primórdios até atualmente, avaliando quais eram os objetivos da escola em cada época. Ao chegar nos dias atuais, tratarei de apresentar o que há de inovador nas metodologias de ensino aprendizagem, em especial as chamadas Metodologias Ativas. Dentre elas, daremos prioridade a metodologia de nome Aprendizagem Baseada em Projetos, mas não de forma convencional e sim, combinada ao framework eduScrum. O eduScrum junto da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, promove o desenvolvimento de habilidades que vão além da cognitiva, devido a intensa relação promovida entre os membros das equipes eduScrum. Para testar essa abordagem, juntamos duas disciplinas e seus professores, Geografia (Cristiano Lechner) e História (Juliano Lechner), que determinaram tema para um projeto que foi desenvolvido com uma turma de oitavo ano. Depois de entenderem seus papeis como Product Owners, desenvolvemos em conjunto o Product Backlog (lista de atividades). Os alunos foram divididos em dois grupos, passaram por uma reunião de apresentação e formação, então passaram aos Sprints. Ao final, fizemos um levantamento dos dados obtidos em dois formulários aplicados aos alunos, um formulário antes de iniciarem o projeto e outros ao final, a fim de avaliar suas opiniões sobre o uso do eduScrum.pt_BR
dc.description.abstractIn this work I will talk about the evolution of the educational system from the beginning to the present, evaluating what were the objectives of the school in each era. Arriving in the present day, I will try to present what is innovative in teaching learning methodologies, especially the so-called Active Methodologies. Among them, we will give priority to the methodology named Project-Based Learning, but not in a conventional way, but, combined with eduScrum framework. EduScrum, together with the Project-Based Learning methodology, promotes the development of skills that go beyond the cognitive, due to the intense relationship promoted among the members of eduScrum teams. To test this approach, we brought together two disciplines and their teachers, Geography (Lechner) and History (Juliano Lechner), who determined the theme for a project to be developed with an eighth grade class. After understanding their roles as Product Owners, we developed the Product Backlog together. The students were divided into two groups, they went through a presentation and training meeting, then went on to the Sprints. At the end, we made a survey of the data obtained in two forms applied to students, one form before starting the project and others at the end, in order to evaluate their opinions on the use of eduScrum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjecteduScrumen
dc.subjectProject-Based Learningen
dc.subjectTime-Based Learningen
dc.titleMetodologias ativas, mídias, projetos e eduscrum : combinando metodologias inovadoras existentes com o uso de mídiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001109431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem