Mostrar el registro sencillo del ítem
O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona
dc.contributor.author | Ludovico, Francieli Motter | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Aline Dubal | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T04:03:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-1597 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/203594 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se da necessidade e da preocupação em levar a Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) para a sala de aula, a fim de incentivar e promover práticas educacionais enriquecedoras, atrelando ferramentas aos conteúdos a serem trabalhados no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo de caso acerca de uma prática pedagógica a distância na modalidade síncrona e colaborativa, por meio de um Software de Apresentação Digital Interativa (SADI) e verificar o impacto desse no desenvolvimento de uma aula. Esse estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos da pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso. A partir dessa experiência, foi verificado que o SADI Voice Thread mostra-se viável no uso síncrono e colaborativo. Além disso, oferece possibilidades de interação multimodal, que aproximaram os interlocutores, propiciaram mediação, colaboração, trocas mútuas, e ainda serviu como laboratório para que as participantes, todas professoras, pudessem encontrar novos caminhos para suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is known about the need and concern in taking Digital Communication Technology to the classroom, in order to encourage and promote enriching pedagogical practices, tying tools to the contents to be worked in the teaching and learning process. Thus, the present article aims to develop a case study about a distance learning practice in a synchronous and collaborative mode, through an Interactive Digital Presentation Software (SADI), and to verify the impact of this practice in a class context. This study, methodologically, followed the qualitative perspective focusing on case study. From this experience, it was verified that the SADI Voice Thread is viable in synchronous and collaborative use. Besides that, it offers possibilities for multimodal interaction, which approached the interlocutors, enabled mediation, collaboration, mutual exchanges, and also served as a laboratory so that the participants, all teachers, could find new paths to their pedagogical practices. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | InterLetras. [Dourados, MS]. Vol. 8, n. 30 (out. 2019/mar. 2020), p. 1-14 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Voice thread | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Distance learning | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
dc.title | O uso pedagógico de um software de apresentação digital interativa (SADI) para a mediação de aula a distância na modalidade síncrona | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104418 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40711)Lingüística, Letras y Artes (2760)