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Caminhos para denegrir a educação social a partir das artes cênicas
dc.contributor.advisor | Alcântara, Celina Nunes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Miranda, Manuela da Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T04:00:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/202441 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado de uma pesquisa sobre possíveis metodologias denegridoras no ensino das artes cênicas na Educação Social, a partir das práticas da autora, artista e educadora social Manuela Miranda. Apresento, nesse trabalho, relatos de atividades feitas com educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) entre 7 e 15 anos de idade, residentes do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O embasamento teórico e conceitual dessa pesquisa caminha entre os campos das artes cênicas, filosofia, sociologia e assistência social. Termos como identidades, negritude, performatividade, corporeidade, afroperspectividade, ubuntu, pedagogia crítica, são alguns dos conceitos apresentados aqui, através de diversas autoras e autores, majoritariamente negros, para tecer reflexões acerca das ações pedagógicas. Narrativas contadas a partir do meu olhar de mulher negra que ao falar dessa pesquisa fala um pouco de si. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a research on possible denigrating methodologies in scenic arts teaching in Social Education, based on the practices of author, artist and social educator Manuela Miranda. In this paper, I present reports of activities made with students of the Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) at ages of 7 and 15 years old, residents of the Bom Jesus neighborhood, in Porto Alegre. The theoretical and conceptual basis of this research walks between the fields of scenic arts, philosophy, sociology and social assistance. Terms such as identities, blackness, performativity, corporeality, afroperspectivity, ubuntu, critical pedagogy, are some of the concepts presented here, by several authors, mostly black, to weave reflections about pedagogical actions. Narratives told from my black woman's gaze that when talking about this research speaks a little about yourself. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Denigrate | en |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Afroperspectivity | en |
dc.subject | Art education | en |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Social education | en |
dc.subject | Performatividade | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.title | Caminhos para denegrir a educação social a partir das artes cênicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001107928 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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