Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorNakatsui, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T03:53:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202033pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto os tensionamentos que se estabelecem no campo da cultura e da política entre a zoeira – uma categoria de humor que tende a solapar limites e transgredir normas – e as demandas por reconhecimento e respeito, principalmente por parte de grupos historicamente marginalizados, categorizadas depreciativamente como "o politicamente correto". A pesquisa busca lançar um olhar sobre tais disputas, com foco no riso e no ambiente das redes digitais, a fim de compreender como se relacionam e produzem novas dinâmicas no contexto político: como os tensionamentos entre percepções e sensibilidades divergentes, que disputam por diferentes limites para o dizível e tolerável, passaram a tomar o centro do debate público? Que condições tornaram possível, por exemplo, que o "politicamente correto" fosse declarado inimigo no discurso oficial da presidência da República? Como a zoeira e a cultura digital ambivalente (MILNER; PHILLIPS, 2017) estão articuladas a essa questão? A partir da análise de notícias, vídeos, montagens, comentários e memes, essa pesquisa busca reiterar a urgência de olharmos para as relações que se estabelecem entre estética e política (BENJAMIN, 2004), um entrelaçamento importante para pensar como nos socializamos politicamente no mundo conectado. O presente estudo foca, portanto, no papel do riso, do humor e do lúdico na construção do sujeito político no contexto das redes digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as its object the tensions that are established in the field of culture and politics between the lulz – a category of humor that tends to undermine limits and transgress norms – and the demands for recognition and respect, especially by historically marginalized groups, referred contemptuously as "politically correct". The research looks at such disputes, focusing on the laughter and the environment of digital networks, in order to understand how they relate and produce new dynamics in the political context: how the tensions between divergent perceptions and sensibilities, which dispute for different limits for the sayable and tolerable, have come to take center stage in public debate? What conditions made possible, for example, that "politically correctness" was declared an enemy in an official speech by the presidency? How are the lulz and the ambivalent digital culture (MILNER; PHILLIPS, 2017) articulated to this issue? From the analysis of news, videos, montages, comments and memes, this research seeks to reiterate the urgency of looking at the relations that are established between aesthetics and politics (BENJAMIN, 2004), an important intertwining to understand how we socialize politically in the connected world. Therefore, this paper focuses on the role of laughter, humor and playfulness in the construction of the political subject in the context of digital networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHumouren
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectPolitically correctnessen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectAestheticsen
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectCybercultureen
dc.titleTensões entre a "zoeira" e o "politicamente correto" : entrelaçamentos de estética e política na cultura digital jovempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples