Navegação Química em Rede Nacional - ProfQui por Título
Resultados 21-26 de 26
-
Uma sequência didática para o ensino de soluções
(2022) [Dissertação]O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo ... -
A soja como tema interdisciplinar para a aprendizagem de conceitos químicos
(2019) [Dissertação]Esta dissertação é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica ... -
A temática “açúcares” no ensino e aprendizagem de química orgânica e bioquímica por intermédio de aplicativo educacional
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa aborda a inserção do assunto açúcares como tema gerador para a problematização de especificidades da química orgânica e bioquímica no ensino médio. As abordagens possuem a EAN (educação alimentar e nutricional) ... -
Termoquímica em quadrinhos : uma ferramenta didática para o ensino de conceitos químicos abordados no nível médio
(2020) [Dissertação]Os estudantes, além de aprenderem os conteúdos no contexto escolar, também podem aprender no contexto de seu cotidiano. Alguns termos, como por exemplo, calor, têm significados distintos quando comparados os conceitos ... -
Unidade temática sobre poluição atmosférica : uma estratégia baseada em metodologias ativas para o Ensino Médio
(2020) [Dissertação]A Química, geralmente, vem sendo apresentada de forma puramente teórica e superficial, como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana. Em contrapartida, estudar Química Ambiental ... -
A utilização das ciências forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas
(2021) [Dissertação]Este trabalho, aborda sobre uma perspectiva teórico-prática como as aulas de química orgânica podem apresentar conteúdos significativos aos estudantes, motivando-os a participação ativa e, consequentemente, a uma aprendizagem ...