Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGoi, Mara Elisângela Jappept_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2019-11-13T03:50:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201621pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractIn this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear : revista de educação, ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n.1 (2019), 21 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectScience Educationen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem Solvingen
dc.subjectMethodologyen
dc.titleAspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeMethodological aspects of the problem-solving methodology in the training of teachers of natural sciences en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001105866pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem