Alterações na morfologia do osso alveolar após a tração dos caninos impactados unilateralmente por vestibular versus palatino : um estudo em TCFC
dc.contributor.advisor | Silveira, Heraldo Luis Dias da | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruiz-Mora, Gustavo Armando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-09T03:51:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201529 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: A tração ortodôntico-cirúrgica dos caninos superiores impactados (CSI) é um tratamento complexo que pode ter consequências sobre as raízes dos dentes e osso alveolar, de modo que este processo deve ser executado com cautela seguindo os princípios de remodelação óssea, "com osso" e "através do osso". Poucos estudos tem investigado as alterações do osso alveolar de CSI em posição palatina e vestibular, após o tratamento de tração sob protocolo estrito. Os objetivos deste estudo foram: 1. Comparar as mudanças na altura do osso alveolar de CSI unilateralmente, por vestibular ou palatino, antes e depois da tração com molas fechadas de Ni-Ti a partir de exames de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). 2. Determinar as alterações na largura do osso alveolar em condições idênticas. 3. Apresentar uma alternativa biomecânica para a tração do CSI. Metodologia: Seguindo um modelo de boca dividida, obtiveram-se 54 TCFC de pacientes com 27 CSI unilateralmente (14 palatais e 13 vestibulares) e 27 controles contralaterais não impactados antes e depois da tração utilizando molas helicoidais fechadas e um aparelho de ancoragem. Para o terceiro objetivo, foram selecionados dois casos de CSI bilateral com alta complexidade tratados com protocolo semelhante. Três ortodontistas calibrados avaliaram medidas de altura e largura do osso alveolar nas reconstruções multiplanares, além das características de impactação e das variáveis demográficas. Resultados: A altura alveolar apresentou uma diminuição significativamente maior junto ao CSI por palatino (2,09 a 2,79 mm) do que no CSI por vestibular (0,28 a 0,57 mm) (P <0,05) em todas as superfícies. No entanto, a largura alveolar aumentou de forma semelhante nos dois grupos até 1,36 mm. Conclusões: A tração da CSI com molas helicoidais fechadas de níquel-titânio e ancoragem pesada causa alterações tridimensionais significativas no osso alveolar caracterizadas por decréscimos na altura do osso alveolar e aumento da largura do osso alveolar cervical. A diminuição da altura é maior nos CSI por palatino do que por vestibular. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Orthodontic-surgical traction of maxillary impacted canines (MIC) is a complex treatment and may have consequences on the roots of the teeth and alveolar bone, so this process should be performed cautiously following the principles of bone remodeling, "with bone" and "through bone". Few studies have investigated the changes of alveolar bone of unilateral impacted maxillary canines in palatal and buccal position, after traction treatment under strict protocol. The objectives of this study were: 1. To compare changes in unilateral MIC alveolar bone height, buccal or palatine, before and after traction with Ni-Ti closed coil springs from Cone-Beam Computed Tomography (CBCT) examinations. 2. Determine changes in alveolar bone width under identical conditions. 3. Present a biomechanical alternative for traction of the MIC. Methodology: Following a split-mouth model, 54 CBCT images of 27 unilaterally MIC (14 palatally and 13 buccally) and 27 contralateral un-impacted controls before and after traction using nickel-titanium closed coil springs and a anchorage appliance. For the third objective, two cases of bilateral MIC with high complexity treated with similar protocol were selected. Three calibrated orthodontists evaluated measurements of alveolar bone height and width in multiplanar reconstructions, besides impaction characteristics and demographic variables. Results: Alveolar height showed a significantly greater decrease in palatal MIC (2.09 to 2.79 mm) than buccal MIC (0.28 to 0.57 mm) (P <0.05) in all surfaces. However, alveolar width increased similarly in both groups to 1.36 mm. Conclusions: MIC traction with nickel-titanium closed coil springs and heavy anchorage causes significant three-dimensional changes in the alveolar bone characterized by decreases in alveolar bone height and increased cervical alveolar bone width. The decrease in height is greater in palatine than buccal MIC. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dente impactado | pt_BR |
dc.subject | Impacted tooth | en |
dc.subject | Cone-beam computed tomography | en |
dc.subject | Tomografia computadorizada de feixe cônico | pt_BR |
dc.subject | Fenômenos biomecânicos | pt_BR |
dc.subject | Biomechanical phenomena | en |
dc.title | Alterações na morfologia do osso alveolar após a tração dos caninos impactados unilateralmente por vestibular versus palatino : um estudo em TCFC | pt_BR |
dc.title.alternative | Changes in alveolar bone morphology after traction of buccally versus palatally unilaterally maxillary impacted canines : a CBCT study | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001105731 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Odontologia / Área de concentração Clínica Odontológica | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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