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dc.contributor.advisorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Márcia Cristina Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:49:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201323pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho busca debruçar um olhar sobre a sala de informática de uma escola pública. Analisar de que forma a informática educativa pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem por meio de uma pesquisa no contexto in locus de uma escola pública. Foram realizados questionários com uma amostragem da comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) visando compreender a funcionalidade desse espaço tanto quanto aos recursos físicos disponibilizados (equipamentos e acesso à internet), bem como quanto aos recursos humanos (professores que atuam na sala de informática). Também fora realizada uma análise documental com a finalidade de perceber como a sala de informática é contemplada no Projeto Politico Pedagógico e no Currículo Escolar da instituição de ensino. A partir dos dados obtidos, pretende-se, por fim, defender a sala de informática como um espaço da escola que deve ser/estar aberto, atuante e funcional, porque se entende que ela é, sim, um local privilegiado no desenvolvimento das aprendizagens dos conteúdos escolares e das competências para a vida através da tecnologia e do acesso à internet.pt_BR
dc.description.abstractThis works seeks to have to a look at the computer room of a public school. Analyze in what way educational computing can significantly contribute to the teaching and learning process by the means of a research in locus context of a public school. Questionnaires were applied with a sampling of the school community (parents, students, teachers and staff members) aiming to comprehend the functionality of this space and the physical resources available (equipment and internet access), as well as the human resources (teachers that operate on the computer room). It was also realized a documentary analysis with the purpose of discerning how the computer room is regarded in the Political Pedagogical Project and the School Curriculum of the teaching institution. From the obtained data, it is intended, finally, to defend the computer room as place from the school that should always be open, active and functional, because it is understood that it indeed it is a privileged location in the developing of the school's content learning and in the abilities for life through technology and internet access.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputer roomen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducational Informaticsen
dc.subjectComputeren
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSkillsen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSchool Curriculumen
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.titleSala de Informática na Escola Pública : aqui a aprendizagem também pode acontecer!pt_BR
dc.title.alternativeComputer lab in public school : here learning can also happen!en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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