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dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorGomes, William Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:13:06Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20117pt_BR
dc.description.abstractO estudo avaliou a contribuição de clareza de autoconceito, auto-eficácia profissional, comportamento exploratório, participação em atividades acadêmicas de formação, situação do mercado de trabalho e percepção pessoal de oportunidades profissionais na predição da decisão de carreira, entre estudantes em fim de curso universitário. Participaram 252 estudantes com idades entre 20 e 30 anos, que responderam um instrumento de auto-relato desenvolvido para a pesquisa. Uma análise de regressão mostrou que as variáveis percepção de oportunidades, auto-eficácia profissional e clareza de autoconceito foram as que mais contribuíram para a predição da decisão de carreira. Neste sentido, interpretou-se que a formação universitária contemple com mais ênfase o aspecto da prática profissional, como forma de promover o desenvolvimento do autoconceito e da auto-eficácia. Sugere-se que a universidade ofereça atividades relacionadas ao desenvolvimento de metas profissionais para que os estudantes lidem de modo efetivo com a transição para o mercado de trabalho.pt
dc.description.abstractThis study evaluated the contribution of self-concept clarity, professional self-efficacy, exploratory behavior, participation in academic activities, labor market situation, perception of barriers to entrance in the labor market, perceived support to career plan, and perceived level of work opportunities in the predicting career decision-making among senior college students. Subjects (252 students between 20 and 30 years old) completed a self-report instrument specially developed for this research. Regression analysis showed that perceived level of work opportunities, professional self-efficacy, and self-concept clarity were the variables that contributed most to the prediction of career decision-making. The study highlights the need of an emphasis on practical aspects of professional education in university training, as a way to assist students in developing self-concept and self-efficacy. It also suggests that the university should teach students to cope effectively with their transition to the labor market, and to develop the abilities to set professional goals and utilize career development strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2005), p. 327-334pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer decisionen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAspirações profissionaispt_BR
dc.subjectVocational developmenten
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleDecisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitáriopt_BR
dc.title.alternativeCareer decision among senior college students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000507987pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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