Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciana Gonçalves Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:52:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200920pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na apresentação do projeto desenvolvido na classe de alfabetização tendo como ponto de partida as imagens apresentadas nas histórias infantis trabalhadas em sala de aula. Sabe-se que as imagens coloridas das histórias chamam a atenção das crianças e, agregadas à intervenção docente, é possível levá-las a reflexão de muitas situações que ocorrem no contexto social em que elas estão inseridas. O ensino na classe de alfabetização, dessa forma, não fica restrito somente na codificação e decodificação de letras e sons. Ao mesmo tempo em que se alfabetiza a criança desenvolve também noções e reflexões de situações que estão bem próximas a ela pelos confrontos do conteúdo exibido nas fantasias das histórias contadas com situações da realidade existente. Trata-se de uma proposta que permite ao educando participar de situações lúdicas que envolvem o desenvolvimento da criatividade e do prazer à leitura, a fim de que o mesmo possa interagir no contexto social. O uso das imagens em sala de aula torna as aulas mais atrativas possibilitando um aprendizado significativo. O trabalho apresenta a fundamentação teórica que serviu como um guia para a prática pedagógica, a metodologia realizada e os resultados alcançados a partir da análise das atividades desenvolvidas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of the presentation of the project developed in a literacy class, starting from the images presented in the children's stories worked in classroom. It is known that the colorful images of the stories bring the children's attention and added to the teacher's intervention, it is possible to reflect them in many situations that occur in the social context in which they are inserted. Teaching in a literacy class, in this way, is not restricted only in the codification and decoding of letters and sounds. At the same time that the child is literate, he also develops notions and reflections of situations that are very close to him by the confrontations of the content exhibited in the fantasies of the stories told with situations of the existing reality. It is a proposal that allows the learner to participate in playful situations that involve the development of creativity and pleasure in reading, so that he can interact in the social context. Using the images in the classroom makes classes more attractive for more meaningful learning. The paper presents the theoretical basis that serves as a guide for the pedagogical practice, the methodology performed and the results achieved from the analysis of the activities developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectFantasy and realityen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleConfrontando a fantasia com a realidade através das histórias infantis na classe de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104495pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples