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dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gisele Eloy dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200618pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho configura-se em analisar como as tecnologias da informação e da comunicação podem contribuir no desenvolvimento de um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no Ensino Fundamental. A proposta metodológica para a realização deste trabalho situa-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso e observação participante. Esta metodologia é utilizada para a coleta de dados, em conjunto, com a vivência/experiência como orientadora educacional. Primeiramente, foi realizada a construção do referencial teórico, a partir do material bibliográfico de teóricos da área da educação, psicologia e psicopedagogia. Os dados foram coletados em uma escola pública do município de Canoas-RS, sendo seu público-alvo alunos dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir das atividades do Projeto Diga não ao Bullying e ao Cyberbullying, o qual a autora desenvolveu junto aos alunos. Como resultados, destacam-se os dados advindos de um questionário aplicado nas turmas participantes sobre práticas de bullying e ao cyberbullying na escola. Distinguem-se, também, aspectos positivos e dificuldades encontradas na realização do projeto, assim como se apresenta o potencial das ferramentas tecnológicas para a sua implantação. O reconhecimento dos alunos, a satisfação em participar das atividades e ter a oportunidade do acesso às ferramentas de mídia no laboratório da escola são alguns resultados relevantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work is about analyzing how information and communication technologies can contribute to the development of a project to prevent bullying and cyberbullying in Elementary School. The methodological proposal for the accomplishment of this work is situated in a qualitative approach, through case study and participant observation. This methodology is used for collecting data, together with the experience / experience as an educational supervisor. Firstly, the construction of the theoretical framework was carried out, based on the bibliographical material of education, psychology and psychopedagogy theorists. The data were collected in a public school in the municipality of Canoas-RS, and its target audience is the students of the sixth and seventh years of elementary school. Data analysis was performed from the activities of the Project No to Bullying and Cyberbullying, which the author developed with the students. As results, we highlight the data coming from a questionnaire applied in the participating classes on bullying practices and cyberbullying in school. There are also positive aspects and difficulties encountered in the realization of the project, as well as the potential of the technological tools for its implementation. Recognition of students, satisfaction in participating in activities and having access to media tools in the school laboratory are some relevant results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectBullyingen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCyberbullyingen
dc.subjectDigital Technologiesen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleA tecnologia em prol do orientador educacional : um projeto de prevenção ao bullying e ao cyberbullying no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103258pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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