Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorBlumberg, Vanessa dos Santos Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:50:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199295pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho surgiu do desejo de refletir como os deficientes visuais construíram seus conhecimentos matemáticos enquanto a ainda enxergavam e como esses saberes refletem na sua vida atual. Como o tato, os instrumentos e os signos podem ser utilizados para mediar os portadores de deficiência visual e o conhecimento, à luz das ideias de Vygotsky. Para isso, analisamos a legislação vigente sobre formação de professores especializados na mediação entre os estudantes com necessidades educativas especiais, com foco na deficiência visual. Classificamos a pesquisa como um estudo de caso e com abordagem qualitativa, realizada na ACERGS com um grupo de 10 associados. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, problemas e exercícios utilizando diferentes materiais táteis, alguns desenvolvidos pela autora. Constatamos que os professores necessitam aperfeiçoar os seus procedimentos, intensificando a utilização de materiais manipulativos, atitude que auxiliará a abstração de novos conceitos ao aluno deficiente visual e ofertando, aos demais alunos, possibilidades concretas de novas aprendizagens. Por fim, pela complexidade e essência do tema, o registro de que muito há para se estudar na criação de recursos especiais para o aprendizado de alunos especiais, na adaptação e construção de instrumentos mediadores do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis work was motivated by the intention to study how the mathematical knowledge influences the current life of visually impaired people who learned this before losing their sight. In the light of Vygotsky's ideas, we investigate how touch, instruments and signs can be used to mediate the visually impaired and this knowledge. In order to do that, we analyze the current legislation about the training of teachers specialized in students with special educational needs, with focus on visual impairment. We classify the research as a case study with a qualitative approach, held at ACERGS with a group of 10 associates. The data was collected through interviews, problems and exercises using different tactile materials, some of which were developed by the author. We found that teachers need to improve their procedures by intensifying the use of manipulative materials. This attitude would aid in the abstraction of new concepts to the visually impaired students and offer solid possibilities for new learning to the other students. Finally, due to the complexity and essence of the theme, we concluded that there is much to study in the creation of special resources for the special students’ learning and in the adaptation and construction of knowledge mediating instruments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectVisually impaireden
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectSignsen
dc.subjectMatemática : Jogos pedagógicospt_BR
dc.subjectMediatingen
dc.subjectInstrumentsen
dc.subjectMathmaticsen
dc.titleDeficiente visual e o tato como nova perspectiva dos conhecimentos matemáticos : vivenciando experiênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100940pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples