Jogos de linguagem, gramática emocional e formas de vida : uma etnografia do aprender brincando na natureza
dc.contributor.author | Hernandez, Alessandra Rivero | pt_BR |
dc.contributor.author | Victora, Ceres Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T03:41:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-7183 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199114 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é discutir a gramática emocional “alternativa” vinculada ao individualismo romântico. O debate fundamenta-se nos dados da pesquisa etnográfica realizada durante as Tardes no Verde. Trata-se de ocasiões em que crianças participam de brincadeiras e trilhas por entre a mata em um sítio em Porto Alegre. Embora essa gramática emocional não seja ensinada explicitamente, ela é aprendida a partir de jogos de linguagem que constituem uma forma de vida ecologicamente orientada. Argumenta-se que a gramática emocional “alternativa” é constituída por dois eixos. Um dos eixos diz respeito à lógica da escolha individual e da participação ativa, e rege emoções associadas ao engajamento ativo e criativo. Já o outro eixo se vincula à lógica da distinção entre natureza e cultura e rege sentimentos que informam como os distintos entes considerados como pertencentes ao domínio totalizante da natureza devem se relacionar entre si. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper discusses the emotional grammar associated with learning an ecologically oriented way of life, based on ethnographic research carried out at an outdoor day camp called “Tardes no Verde” (“Green Afternoons”), where children participate in games, hike trails and engage in outdoor activities on the outskirts of Porto Alegre, Brazil. We argue that the emotional grammar is not explicitly taught by the teachers in charge, but is instead learned by the children from language games that conform to a way of life that is more conscious of nature. We suggest that this “alternative” emotional grammar is constructed according to two logics. The first concerns individual choice and active participation, and governs emotions associated with active and creative engagement. The second relies on the distinction between nature and culture and governs feelings that inform how diff erent human and non-human entities, which belong to the totalizing domain of nature, relate to each other. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Horizontes antropológicos. Porto Alegre, RS. Vol. 25, n. 54 (maio/ago. 2019), p. [227]-251 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Body | en |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Antropologia social | pt_BR |
dc.subject | Emotions | en |
dc.subject | Child | en |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Forms of life | en |
dc.title | Jogos de linguagem, gramática emocional e formas de vida : uma etnografia do aprender brincando na natureza | pt_BR |
dc.title.alternative | Language games, emotional grammar and forms of life : an ethnographic study on learning through play in nature | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100101 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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