Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSemeler, Alberto Marinho Ribaspt_BR
dc.contributor.authorMartins, Leôna de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-29T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198579pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação gravita-se em torno do campo da arte. Ao redor deste existe um conjunto de objetivos gerais, assim: entender o sistema da arte, determinados exemplos de arte subversiva e o campo da estética. Os objetivos específicos surgem como satélites da pesquisa, a saber: os sistemas simbólicos, os sistemas discursivos, as relações de poder e dominância, a autonomia da arte, a transgressão na arte e o regime estético da arte. O norte do estudo direciona-se aos objetos de pesquisa, os quais são: o Salão dos Recusados; o movimento Dadá; o grupo Voina, e a Pichação. Esse material teórico movimenta as questões da análise como, quais fatores levam o campo da arte a legitimar manifestações de arte que estão fora do circuito? Quais são as mudanças e as contribuições que os trabalhos artísticos transgressivos trazem ao universo da arte? Para contestar estes itens utiliza-se a pesquisa bibliográfica e a hermenêutica como metodologias. A pesquisa parte de três pilares (capítulos), tais como: o campo da arte, a arte subversiva e a estética. Além do mais desmembra estes termos, até assimilar a energia motora do campo da arte (o exercício do poder e da dominância). Também empenha-se nas consequências que as linguagens subversivas trouxeram ao campo e em decorrência para a ciência estética. Este estudo sustenta-se teoricamente, principalmente, através das obras de Argan, Baudrillard, Bourriaud, Bourdieu, Canclini, Foster, Foucault, Rancière, Cauquelin, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation gravitates around of the art field. Approximately of it, have been a whole of general goals, thus: figure out art system, subversives artistic expressions, and aesthetic field. The specific goals arises like satellites of research, namely: symbolics systems, discursive systems, dominance and power relations, autonomy of art, transgression and aesthetic regime of art. The study is directed to the objects of research, whom: Exhibitions of Rejects; Dadaism; Voina group and Graffiti. This theoric material is on the move the analysis questions, such as, which factors takes the art field to legitimize art manifestations that are out of circuit. Which are the changes and contributions that transgressives artworks brings to art universe. To contest these items it use bibliographical research and the hermeneutics as methodologie. The research stems from three pillars (chapters), such as, art field, subversive art and aesthetic, and it rises dismembering these terms until assimilate the art system motor energy and its autonomy; tensionament validation and consequences of subversives languages to the field and the result to the aesthetic science. This study is theoretically sustained mainly through works of Argan, Baudrillard, Bourriaud, Bourdieu, Canclini, Foster, Foucault, Rancière, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCampo da artept_BR
dc.subjectArt fielden
dc.subjectModern arten
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectTransgressive arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectEstética (Arte)pt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAestheticen
dc.titleA arte transgressiva como gênese da ressignificação do campo artísticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100199pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples