O potencial de podcasts para o fomento à “imaginação sociológica”
dc.contributor.advisor | Mocelin, Daniel Gustavo | pt_BR |
dc.contributor.author | Prolo, Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T02:30:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198351 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar o potencial de podcasts para o fomento à “imaginação sociológica”. Considerou-se podcast como arquivo de áudio disponibilizado na internet que pode ser acessado via download, cujo conteúdo é uma locução que trata de um determinado assunto, podendo ou não agregar uma trilha sonora, de forma semelhante a um programa de rádio. O fomento à “imaginação sociológica” é relacionado à proposta de que cidadãos sejam ensinados a tecer um olhar sobre a sociedade a partir de ferramentas teóricas disponibilizadas pela sociologia, orientando o indivíduo a compreender seu lugar no mundo considerando o cenário histórico no qual está inserido, bem como os demais indivíduos. A adesão ao recurso do podcast tem crescido nos últimos anos, através da difusão de uma diversidade de programas, sobre os mais variados assuntos, incluindo aqueles que são caros à sociologia. Considerando tal cenário, desenvolveu-se um modelo de análise, tomando como base uma literatura sobre o ensino de sociologia, bem como a noção de “audioleitura”, com o objetivo de avaliar sua possível contribuição como recurso didático. A avaliação do material considerou dois podcasts disponíveis na internet. O primeiro, elaborado por professores de sociologia, o Café com Sociologia. O segundo, por profissionais de outras áreas que tratam de questões políticas, entre vários temas, o Anticast. Concluiu-se que os podcasts disponíveis na internet tem potencial para servir como recurso didático adicional, tanto em sala de aula como fora, exigindo do professor a prática de transposição didática, em função da forma como tais recursos são disponibilizados, em termos de duração e público-alvo para o qual são direcionados (adulto). Também demonstraram ser um interessante recurso para pensar o fomento à “imaginação sociológica” para além dos espaços escolares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Áudio digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Podcasting | pt_BR |
dc.title | O potencial de podcasts para o fomento à “imaginação sociológica” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099262 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (762)