Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeminotti, Jonas Josépt_BR
dc.contributor.authorPhilippsen, Matheuspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197789pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisou a escolaridade de 12 pescadores artesanais no município de Imbé, Rio Grande do Sul, Brasil e os impactos na vida e na profissão desses pescadores. A pesquisa é um estudo de caso, com uma metodologia quali-quantitativa, onde foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas, com 14 questões. As entrevistas revelaram um predomínio do gênero masculino, elevada média de idade, um baixo nível de escolaridade na profissão e uma história de vida ligada a pesca através dos laços familiares. Dos 12 pescadores entrevistados, nenhum concluiu os estudos, oito pescadores não chegaram a concluir o ensino fundamental, sendo que três cursaram somente as séries iniciais, e somente dois chegaram a cursar o ensino médio. Esses resultados seguem uma tendência descrita em outros trabalhos realizados no estado do Rio Grande do Sul para esta profissão como os de Garcez e Botero (2005), Gonçalves e D’Incao (2016) e Basaglia (2008). A pesca é um fator socioeconômico importante para o município, sendo indispensável a compreensão das características sociais e variáveis envolvidas na vida e profissão dessa população tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThe study analyzed the schooling of 12 artisanal fishermen in the municipality of Imbé, Rio Grande do Sul, Brazil and the impacts in the life and profession of these fishermen. The research is a case study, with a qualitative-quantitative methodology, in 12 semi-structured interviews, with 14 questions. The interviews revealed a predominance of the male gender, a high average age, a low level of education in the profession and a life history linked to fishing through family ties. Of the 12 fishermen interviewed, none completed the studies, eight fishermen did not complete the elementary school, three of them only attended the initial grades, and only two curse high school. These results follow a trend described in other studies carried out in the state of Rio Grande do Sul for this profession as those of Garcez and Botero (2005), Gonçalves and D’Incao (2016) and Basaglia (2008). Fishing is an important socioeconomic factor for the municipality, and it is indispensable to understand the social and variable characteristics involved in the life and profession of this traditional population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectFishermenen
dc.subjectPescadorespt_BR
dc.subjectComunidades tradicionaispt_BR
dc.subjectTraditional populationen
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectImbé (RS)pt_BR
dc.titleUma análise dos aspectos sociais e da escolaridade dos pescadores artesanais no município de Imbé, Sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098461pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples