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dc.contributor.advisorBolter, Jairo Alfredo Genzpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Gabriela de Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:31:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197761pt_BR
dc.description.abstractA educação brasileira passou por significativas transformações ao longo dos últimos anos. Passamos de um ambiente escolar centrado na dinâmica do conteúdo, do ensino específico, de forma disciplinar, para uma educação voltada a atender as diferentes particularidades do ambiente que circunda a “escola”. A Educação Ambiental - EA, não diferente, mudou substancialmente os ambientes escolares, onde ela se tornou parte do cotidiano da Escola. Em alguns casos, porém a EA tem tido dificuldade de ser introduzida e abordada nas escolas. O presente trabalho teve como objetivo investigar se os temas ligados a EA estão sendo trabalhados em sala de aula, e de que forma ocorre essa abordagem. Para tanto foi realizada uma entrevista com uma turma de 1º ano na Escola E.E.M. Maria Teresa Vilanova Castilhos – Osório-RS. As entrevistas foram guiadas com um questionário com questões pré-estabelecidas com questões abertas e fechadas. Ao final constatou-se que o tema no geral é pouco abordado, até mesmo nas disciplinas nas quais a E.A deveria estar, tão pouco interdisciplinarmente ficando praticamente a mercê de programas extraclasse. Em suma, mesmo considerado um tema de extrema relevância não é abordado com a amplitude que merece.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian education has undergone significant transformations over the last years. We move from a school environment centered on the dynamics of content, from specific teaching, in a disciplinary way, to an education aimed at attending to the different particularities of the environment that surrounds the "school". The Environmental Education - EE, not different, substantially changed the school environments, where it became part of the daily life of the School. In some cases, however, EE has had a difficult time being introduced and addressed in schools. The present study aimed to investigate if the themes related to EE are being worked in the classroom, and in what form this approach occurs. For that purpose, an interview was conducted with a 1st grade class at Maria Teresa Vilanova Castilhos School. The interviews were guided with a questionnaire with pre-established questions with open and closed questions. In the end, it was verified that the theme in general is little approached, even in the disciplines in which the EE should be, so little interdisciplinarily being practically at the mercy of extraclass programs. In short, even considered a subject of extreme relevance is not approached with the breadth it deserves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectOsório (RS)pt_BR
dc.titleA educação ambiental em uma escola pública no município de Osório-RS : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098304pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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