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dc.contributor.advisorEckert, Corneliapt_BR
dc.contributor.authorRigon, Nicole Kunzept_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:48Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197630pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de minhas reflexões ao longo do últimos anos como aluna vinculada ao Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS) e se insere em uma linha de pesquisa etnográfica na interface da antropologia urbana com a antropologia visual. Tomo como referência empírica e reflexiva o viaduto Imperatriz Leopoldina, localizado na região central da cidade de Porto Alegre - RS. Constitui-se como temática deste trabalho a análise das dinâmicas socioculturais atreladas ao viaduto que, pela aproximação com a cultura urbana do skate e do hip hop, ficou conhecido por seus habitués como viaduto do Brooklyn. O trabalho consiste num estudo acerca dos usos e representações do viaduto como espaço de lazer, de moradia, de memória e de resistência cultural. Foi desenvolvido sob quatro eixos principais: (1) as formas de sociabilidade predominantes no espaço e os modos de habitar e de fazer; (2) o lazer, a vida noturna e a boêmia na cidade; (3) a memória e a duração e (4) os sentidos políticos da experiência urbana. O estudo etnográfico parte da observação e participação no contexto do viaduto do Brooklyn. Conversas e entrevistas com frequentadores ou habitantes nos arredores, bem como a produção imagética de fotografias e vídeo também foram recursos metodológicos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a result of my last years’ study as associate student of Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS) and it takes place in an ethnographic research area between urban anthropology and visual anthropology. I take as empirical reference the Imperatriz Leopolina viaduct, which is located at inner city of Porto Alegre. This work’s subject matter consists in the analysis of sociocultural dynamics attached to the viaduct, which is known to its habitués, through its relations with the urban culture of skate and hip hop, as Brooklyn Viaduct. The study is about the uses and representations of the viaduct as a place for leisure, habitation, memory and cultural resistance. It was developed from four main aspects: (1) different ways in which one may figure and perform and the prevailing forms of sociability in the space; (2) leisure, night life and bohemia at the city; (3) memory and time, and (4) political senses of urban experience. The ethnographic study figures in the observation of and participation in Brooklyn Viaduct. Talks and interviews with goers or nearby dwellers, as well as photos and videos were my methodological tools to the development of this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnografia urbanapt_BR
dc.subjectVisual anthropologyen
dc.subjectSociabilityen
dc.subjectGrafiteirospt_BR
dc.subjectArte urbana : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectBrooklynen
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectViaducten
dc.subjectCityen
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleSociabilidade, conflito e resistência : etnografia no viaduto do Brooklyn em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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