As ironias de Dyonélio em O Louco do Cati
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Date
2019Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A obra O Louco do Cati, de Dyonélio Machado, possui uma série de ambiguidades sugestivas de interpretação, como pequenas ironias e jogos de linguagem, presentes na matéria do texto. O presente trabalho trata de reunir esses indícios, mostrando os motivos pelos quais deveríamos ler a obra ironicamente. Busca-se apresentar Dyonélio como ironista, junto de sugestões de seu estilo idiossincrático, de maneira que pensemos a ironia de sua obra por dentro de seu próprio vocabulário. Para realização de ...
A obra O Louco do Cati, de Dyonélio Machado, possui uma série de ambiguidades sugestivas de interpretação, como pequenas ironias e jogos de linguagem, presentes na matéria do texto. O presente trabalho trata de reunir esses indícios, mostrando os motivos pelos quais deveríamos ler a obra ironicamente. Busca-se apresentar Dyonélio como ironista, junto de sugestões de seu estilo idiossincrático, de maneira que pensemos a ironia de sua obra por dentro de seu próprio vocabulário. Para realização dessas tarefas, serão trazidas as abordagens teóricas de Richard Rorty e de Linda Hutcheon, ambos autores que veem no pragmatismo norte-americano uma saída adequada para as dificuldades teóricas do trabalho com o ironismo e o irônico. ...
Abstract
O Louco do Cati, one of the master-pieces from Dyonélio Machado, has a series of ambiguities on his textual surface, such as small ironic “speech acts” and humoristic jokes, suggestive of interpretation. The present work tries to gather these “clues”, showing how we could frame those markers of irony, and the reasons why we should read this book ironically. In addition, it seeks to present Dyonélio Machado’s ironism, and his work as a possible stage of stylistic self-creation. To accomplish the ...
O Louco do Cati, one of the master-pieces from Dyonélio Machado, has a series of ambiguities on his textual surface, such as small ironic “speech acts” and humoristic jokes, suggestive of interpretation. The present work tries to gather these “clues”, showing how we could frame those markers of irony, and the reasons why we should read this book ironically. In addition, it seeks to present Dyonélio Machado’s ironism, and his work as a possible stage of stylistic self-creation. To accomplish these tasks, the theoretical approaches of Richard Rorty and Linda Hutcheon are brought. Both authors find in American pragmatism a way to deal with the difficulties of ironism and the ironic. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1771)
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