Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorJaeger, Caroline de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197586pt_BR
dc.description.abstractMétodos de ensino a distância já fazem parte do cenário educacional há algumas décadas, passando por uma mudança tecnológica a partir da ascensão da internet, facilitando a comunicação e trazendo recursos inovadores para a área educacional. Neste âmbito, foi criado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que traz uma série de ferramentas digitais voltadas aos processos de qualificação acadêmica e profissional, sendo bastante utilizado em cursos de formação de professores. Além disso, nesse contexto informatizado, percebe-se o quanto vem crescendo o número de escolas que introduzem aulas de robótica educacional em seu currículo, estimulando o raciocínio lógico de crianças e jovens. Mesmo diante de uma série de possibilidades que a robótica proporciona, percebe-se que há pouco conhecimento e formação por parte dos professores da educação básica sobre tal. Desse modo, esse trabalho visa construir uma proposta de formação de professores sobre robótica educacional por meio da plataforma Moodle. Como fio condutor dessa pesquisa, apresenta a seguinte problemática: De que forma a Robótica Educacional pode ser abordada através de um processo de formação de professores no ambiente Moodle? Para isso, será apresentada essa plataforma como ferramenta educacional à formação pedagógica, assim como as potencialidades da robótica educacional, unindo esses elementos na criação do curso. A metodologia é de cunho qualitativo e quantitativo, adotando-se, como procedimentos técnicos, uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de um questionário, sendo elaborado, como resultado, um curso de formação de professores em robótica educacional, tendo a plataforma Moodle como ambiente formador. Com isso, percebeu-se que essa proposta tornou-se válida à formação docente, ampliando o seu repertório didático nesse mundo tecnológico em constante evolução.pt_BR
dc.description.abstractOnline education methods have been part of the educational scenario for some decades, undergoing a technological change from the rise of the internet, facilitating communication and bringing innovative resources to the educational area. In this context, the virtual e learning environment Moodle was created, which brings a series of digital tools geared to the processes of academic and professional qualification, being widely used in teachers training courses. In this computerized context, one can see how much the number of schools that introduce educational robotics classes in their curriculum has been increasing, stimulating the logical reasoning of children and young people. Even in the face of a series of possibilities that robotics provides, it is perceived that there is little knowledge and training on of the teachers of basic education about it. Thus, this work aims to build a proposal of teacher training on educational robotics through the Moodle platform. As a guideline of this research, it presents the following problem: How can Educational Robotics be approached through a teacher training process in the Moodle environment? Therefore, this platform will be presented as an educational tool for pedagogical training, as well as the potential of educational robotics, joining these elements in the creation of the course. For this, the qualitative and quantitative methodology, of an applied nature is used, adopting, as technical procedures, an action research. The data was collected through a questionnaire, and as a result, a training course for teachers in educational robotics was developed, with the Moodle platform as the training environment. With this, it was realized that this proposal became valid for teacher education, expanding its teaching repertoire in this technological world in constant evolution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectMoodleen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducational Roboticsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.titleRobótica educacional : uma proposta de formação de professores através do ambiente MOODLEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples