Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarpena, Lucia Beckerpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Fabiane César dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:41:46Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197135pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem origem na pesquisa por soluções técnicas para execução de duas obras para flauta e piano e na busca por fundamentos teóricos para embasar as abordagens técnicas, de onde surge naturalmente um glossário referencial musical prático compreendido por elementos musicais reconhecidos como similares, e investiga estas similaridades a partir de duas obras para flauta transversal e piano: Andante Pastoral et Scherzettino (1907), do flautista e compositor Paul Taffanel, e a Sonatine para flauta e piano (1943), do compositor Henri Dutilleux. Traz as biografias dos compositores, um breve relato de suas vidas e composições musicais para contextualizar a importância que eles tiveram em seus respectivos momentos na história da música e sua relevância para o repertório da flauta transversal. Trata sobre a intertextualidade: a sua origem na literatura, o seu contexto na pesquisa em música e uma possível convergência nas obras de Taffanel e Dutilleux. Faz uma análise descritiva das peças Andante Pastoral et Scherzettino de Taffanel e Sonatine para flauta e piano de Dutilleux. Apresenta através de exemplos musicais elementos de convergência presentes nas duas obras em questão. O trabalho levanta hipóteses sobre a causalidade atemporal de um compositor sobre o outro (Taffanel sobre Dutilleux), e de uma obra sobre a outra. Aponta uma possível presença de elementos intertextuais nas duas obras que são apresentados através da análise dos elementos de convergência em trechos selecionados e explicados de acordo com o desenvolvimento das peças. A pesquisa não chega a uma posição conclusiva no que diz respeito à influência, porém identifica que as duas peças foram escritas para os Concours de formatura dos flautistas do Conservatório de Paris, portanto, os parâmetros técnicos de composição buscavam desafiar os candidatos a demonstrar não somente um som bonito, mas também uma técnica precisa. A pesquisa representa uma abordagem inovadora sobre duas obras significativas da literatura no universo da flauta transversal e, indo além em seus resultados, o estudo sugere uma possível pesquisa sobre as influências de J.S. Bach nas obras de Taffanel. Em meio ao processo de pesquisa, dois recitais oficiais, elementos obrigatórios do currículo do curso de mestrado, permitiram a autora deste trabalho executar as obras pesquisadas.pt
dc.description.abstractThis work has its origin in the research for technical solutions to perform two works for flute and piano and in the search for theoretical foundations to base the technical approaches, where came from, naturaly, a musical reference glossary understood by musical elements recognized as similar. Investigates these similarities from two works for transverse flute and piano: Andante Pastoral et Scherzettino (1907), by the flautist and composer Paul Taffanel, and the Sonatine for Flute and Piano (1943), by the composer Henri Dutilleux. It brings a brief biography of the composers and of their compositions to contextualize the importance they had in their respective moments in the history of music and its relevance to the repertoire of the transverse flute. It deals with intertextuality: its origin in the literature, its context in the research in music and a possible convergence in the works of Taffanel and Dutilleux. The research makes a descriptive analysis of the pieces Andante Pastoral et Scherzettino of Taffanel and Sonatine for flute and piano of Dutilleux. Presents through musical examples elements of convergence present in the both works. The work raises hypotheses about the timeless causality of one composer over the other (Taffanel on Dutilleux), and one work on the other. It points out a possible presence of intertextual elements in the both works that are presented through the analysis of the convergence elements in selected sections and explained according to the development of the pieces. The research does not reach a conclusive position regarding the influence, but identifies that the two pieces were written for the graduation Concours of the flautists of the Paris Conservatory, so the technical parameters of composition sought to challenge the candidates to demonstrate not only a beautiful sound, but also a precise technique. The research represents an innovative approach about two significant works of literature in the universe of the transverse flute and, going beyond in its results, the study suggests a possible research on the influences of J.S. Bach in the Taffanel's works. In the middle of the research process, two official recitals, obligatory elements of the curriculum of the master's course, allowed the author of this work to perform the works researched.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTaffanel, Claude-Paulpt_BR
dc.subjectTransverse flute and Pianoen
dc.subjectDutilleux, Henript_BR
dc.subjectIntertextual analysisen
dc.subjectInfluence studyen
dc.subjectFlauta transversalpt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectInterpretive practicesen
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.subjectAnálise intertextualpt_BR
dc.titleTaffanel e Dutilleux : possíveis aspectos intertextuais em duas obras para flauta transversal e pianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097283pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples