Mostrar registro simples

dc.contributor.authorUnterleider, Carlos Eduardo Appollopt_BR
dc.contributor.authorNoel, Fabiana Jungpt_BR
dc.contributor.authorJung, Carlos Fernandopt_BR
dc.contributor.authorTen Caten, Carla Schwengberpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:38:51Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197057pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que teve por fi nalidade avaliar a percepção de alunos acerca da utilização da Metodologia da Problematização para a aprendizagem do Método QFD (Quality Function Deployment) em um Curso de Engenharia de Produção, da região sul do país. A Metodologia da Problematização contempla uma abordagem didático-pedagógica a partir de situações-problema reais do dia a dia. As etapas utilizadas para validação do trabalho foram: (i) apresentação sistemática do Método QFD para os alunos, (ii) acompanhamento e auxílio na aplicação prática do método em indústrias da região e (iii) avaliação das difi culdades e do conhecimento adquirido pelos alunos. Os resultados demonstram a possibilidade de ensinar QFD através de situações práticas vivenciadas no dia a dia pelos alunos, em curto espaço de tempo e de forma efetiva, oportunizando o aprendizado signifi cativo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a case study that had the purpose to evaluate the students’ perception about the use of the problematization methodology, to teach QFD method (Quality Function Deployment) in a Course of Engineering of Production, in the south of the Brazil. The problematization methodology contemplates a didactic-pedagogic approach starting from real situation-problem. The steps used for validation of the work were: (i) systematic presentation of the QFD method for the students, (ii) attendance and aid in the practical application of the method in local industries (iii) evaluation of the diffi culties and of the acquired knowledge by the students. The results demonstrate the possibility to teach QFD through practical situations lived in the day by day for the students, in a short space of time and in an effective way, offering a signifi cant learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 11, n. 16 (jul./dez. 2010), p. 169-178pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDesdobramento da função qualidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProblematization Methodologyen
dc.subjectQFDen
dc.titlePercepção de alunos de engenharia de produção acerca da utilização da metodologia da problematização no ensino de QFDpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000819311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples