Fatores limitadores para oferta de determinados esportes nas aulas de educação física do ensino médio
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar quais fatores que limitam o professor a ensinar determinados esportes na Educação Física escolar do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista com perguntas abertas para dois professores do sexo masculino e duas professoras do sexo feminino em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e de corte transversal, basead ...
O presente estudo tem como objetivo verificar quais fatores que limitam o professor a ensinar determinados esportes na Educação Física escolar do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista com perguntas abertas para dois professores do sexo masculino e duas professoras do sexo feminino em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Para isso foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e de corte transversal, baseada em uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, buscando fatores limitadores para a oferta de esportes. Os resultados apontaram que os esportes dentro da escola se limitam ao Futebol, Voleibol, Basquetebol e Handebol. Do mesmo modo, também foi possível apontar que os conteúdos dentro das aulas de EFesc se restringem a prática esportiva. E que os fatores que influenciam a oferta limitada dos esportes na EFesc do Ensino Médio estão relacionados principalmente a falta de materiais e estrutura, como também, com a identificação, afinidade e experiência dos professores com determinado conteúdo. Concluiu-se que fatores sociais, pessoais, históricos e culturais estão diretamente ligados a escolha de determinados conteúdos esportivos. E que a diversificação esportiva é muito importante, quando se mantêm ainda a qualidade das aulas. ...
Abstract
The study aims to identify which factors encourage teachers to teach certain kinds of sports in High School Physical Education. The research was conducted from an interview with open questions to two male teachers and two female teachers at two public schools in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. For this, a with descriptiv a qualitative and cross-sectional approach study was carried out, based on a semistructured interview, as a tool of data collection, seeking factors that ...
The study aims to identify which factors encourage teachers to teach certain kinds of sports in High School Physical Education. The research was conducted from an interview with open questions to two male teachers and two female teachers at two public schools in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. For this, a with descriptiv a qualitative and cross-sectional approach study was carried out, based on a semistructured interview, as a tool of data collection, seeking factors that limit the offer of sports. The results pointed out that school sports are limited to Football, Volleyball, Basketball and Handball. It was also possible to point out that the subjects in EFesc classes are restricted to sports practice. And the factors that influence the limited kinds of sports in the EFesc of High School are mainly related to the lack of materials and structure, as well as the identification, affinity and experience of the teachers with certain subject. The study concluded that social, personal, historical and cultural factors are directly related to the choice for certain sports subject. Also sports diversification is very important, when you keep the class quality. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License