O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Moro, Eliane Lourdes da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Estabel, Lizandra Brasil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:11:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/19649 | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual – professor e alunos – e os coadjuvantes – as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência. | pt_BR |
dc.description.abstract | The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em revista. Curitiba. N. 21 (2003), p. 29-44 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Student | en |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Learner | en |
dc.subject | Educator | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000369721 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (38938)Ciências Humanas (6654)