Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:03Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19649pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual – professor e alunos – e os coadjuvantes – as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.pt_BR
dc.description.abstractThe learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education’s professor and between the traditional pupil and the distance learning’s pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba. N. 21 (2003), p. 29-44pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectStudenten
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectLearneren
dc.subjectEducatoren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleO professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computadorpt_BR
dc.title.alternativeThe role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000369721pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples