Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T02:36:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196488pt_BR
dc.description.abstractEste texto reflete sobre os processos de conhecimento dos alunos de Geografia na Educação Básica, compreendendo tanto o papel fundamental do professor como a responsabilidade das universidades formadoras destes professores. A reflexão tem como objetivo maior tecer relações epistêmicas entre a Geografia Escolar, a Geografia da Academia e a capacidade de compreensão do espaço pelos alunos. A característica marcante desta escrita está pautada na compreensão de um conceito desenvolvido pela autora durante sua tese “o espaço ausente”, representado no texto como espaço não inexistente. O significado da aprendizagem diante de conceitos que concentram conteúdos, espaços estudados e não visitados por alunos e/ou professores, representa o desafio maior desta escrita. As memórias dos professores, bem como as memórias dos alunos, devem mesclar-se para que se compreenda que a interpretação dos espaços é subjetiva e a organização destes espaços estão inacabadas e de forma assustadora, prestes a serem modificadas em suas totalidades a cada momento. O ato de ensinar não representa reproduzir, representa criar e recriar, quem ensina não faz somente o que sabe, mas o faz, também em cima das dúvidas, das incertezas e das memórias. O texto reflete sobre alguns atores da aprendizagem: o professor, o aluno, a universidade e a significação do conhecimento. Todos estes atores estão imbricados para dar ciência à importância da formação inicial e continuada dos professores tanto da Educação Básica, como da universidade.pt_BR
dc.description.abstractThis text reflects on the knowledge processes of Geography students in Basic Education, including both the fundamental role of the teacher and the responsibility of the universities that train these teachers. The main objective of this reflection is to establish epistemic relationships between school geography, the geography of the academia and the students' ability to understand space. The striking feature of this text is based on the understanding of a concept developed by the author during her thesis - the absent space, represented in the text as non-existent space. The meaning of learning in relation to concepts that concentrate content, spaces studied and not visited by students and/or teachers, represents the greatest challenge of this writing. The memories of the teachers, as well as the memories of the students, should be blended so that one understands that the interpretation of the spaces are subjective and the organization of these spaces are unfinished and in a frightening way about to be modified in their totalities every moment. The act of teaching does not represent to reproduce, it represents to create and to recreate, those who teach do it not only on what they know, but also on doubt, uncertainties and memories. The text reflects on some actors of learning: the teacher, the student, the university and the meaning of knowledge. All of these actors are imbricated to acknowledge the importance of initial and continuous training of the teachers of both Basic and University education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 49-62pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAbsent spaceen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectUniversity/schoolen
dc.titleEspaços ausentes e não inexistentes na geografia escolarpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001096591pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples