Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFriederichs, Marta Cristinapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Rosângela de Fátima Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2358-8853pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195991pt_BR
dc.description.abstractEste texto, ao tomar como ponto de apoio uma cena de um audiovisual, promove um exercício de pensamento sobre temas como violência e diversidade de gênero e sexualidade no cotidiano da educação básica. Mesmo que esses temas não sejam recentes, são ainda relevantes e necessários de serem pensados e discutidos na (e com a) escola. Para tanto, a partir da Análise Cultural, pontuamos que em um tempo de profundas mudanças sociais, culturais e estéticas não é possível discutir educação, violência e diversidade sem problematizar tais mudanças e os impactos disso nos sujeitos sociais. Permanece a questão: o que tem impedido que as discussões sobre gênero e sexualidade se efetivem no contexto escolar?pt
dc.description.abstractEste texto, teniendo como punto de soporte una cena audiovisual, promove el ejercicio de pensar sobre temas como la violencia y la diversidad de género y sexualidad en la vida cotidiana de la educación primaria. Estos temas no son nuevos, pero son aún pertinentes y necesarios para ser pensados y discutidos en la escuela. Para ello, a partir de la Análisis Cultural, apuntamos que en un momento de profundos cambios sociales, culturales y estéticos no es posible hablar de educación, violencia y diversidad sin discutir esto y los impactos de la misma en sujetos sociales. Así, la pregunta sigue siendo: ¿Qué ha impedido que los debates sobre género y sexualidad esteban presentes en el contexto escolar?es
dc.description.abstractThis text, while taking audiovisual scene, promotes an exercise of thinking about violence and diversity of gender and sexuality in the daily life of primary education. These themes are not recent, but they are still relevant and needed to be discussed in (and with) school. So, close to Cultural Analysis, we appoint that at a time of profound social, cultural and aesthetic changes it is not possible to discuss education, violence and diversity without discussing such changes and the impacts of it in social subjects. So, a question remains: what has prevented that discussions about gender and sexuality are present in the school context?en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista diversidade & educação. Rio Grande. Vol. 6, n. 2 (jan./jun. 2018), p. 26-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectRelaciones de géneroes
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSexualidades
dc.subjectViolenciaes
dc.subjectEducationen
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectViolenceen
dc.titleUma cena pouco “maluquinha” : apontamentos sobre relações de gênero e sexualidadept_BR
dc.title.alternativeUna cena poco “polilla” : apuntes sobre relaciones de género e sexualidades
dc.title.alternativeScene little “nutty” : notes about gender and sexualityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001095024pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples