Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Mônicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0104-7469pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195980pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de examinar enunciações de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Estrela, RS, um município de colonização alemã, sobre os marcadores étnico-raciais que operam na escola e na sociedade. Essas questões se potencializaram, na atualidade, com a imigração haitiana presente na cidade. Os aportes teóricos que sustentam o estudo advêm de discussões contemporâneas sobre raça e etnia, como os trabalhos de Meyer (2011), Silva (2005, 2017) e Gomes (2003). O material de pesquisa escrutinado é composto por observações de aulas e registros de atividades pedagógicas postas em ação em uma turma do 8o ano do ensino fundamental. A análise mostrou a existência de práticas discriminatórias na cidade onde vivem os discentes, em especial, em relação aos negros. Contudo, os estudantes afirmam que essas práticas não se fazem presentes na escola. Além disso, os alunos negros não se identificam com sua negritude, autodenominando-se de “morenos” ou “meio morenos”, mostrando que o pertencimento étnico-racial se constitui em um processo envolto em tensões que frequentemente geram negação ou rejeição ao sentimento de pertença a um determinado grupo.pt
dc.description.abstractThis article presents the results of a research carried out with the purpose of examining the statements of students from the Final Years of Elementary School in a public school in Estrela, RS, a municipality of German colonization, about ethnic and racial markers operating in school and society. These questions are potentiated, at present, with Haitian immigration in this city. The theoretical contributions that support the study come from contemporary discussions about race and ethnicity, such as Meyer (2011), Silva (2005, 2017) and Gomes (2003). The research material scrutinized consists of observations of classes and records of pedagogical activities put into action in a class of the 8th Year of Elementary Education. The analysis showed the existence of discriminatory practices in the city where the students live, especially in relation to blacks. On the other hand, the students affirm that these practices are not present in the school. In addition, black students do not identify with their blackness, calling themselves “morenos” or “half brown,” showing that ethnic-racial belonging constitutes a process surrounded by tensions that often generate denial or rejection to the feeling of belonging to a particular group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 533-554pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEthnic-racial markersen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleConcepções dos alunos sobre os tensionamentos étnico-raciais na escola e na sociedadept_BR
dc.title.alternativeStudents’ conceptions of ethnic-racial tensions in school and society en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001095032pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples