Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorRuwer, Magalypt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195961pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995).pt
dc.description.abstractThis work focuses on the investigation of the reading strategies used by adult students with incipient English knowledge, in a context of English teaching as a foreign language (FL ), in English reading classes for Specific Purposes. It also investigates the students' development along the reading course. The reading process of the tive participants was studied with the use of qualitative methods. The data were collected through questionnaires and retrospective and simultaneous protocols. The results show that the use of previous knowledge and the recognition of cognates are the strategies most commonly used by the leamers to approach the text. The results show that the participants changed their procedures throughout the course revealing an increase in self-confidence acquired by their awareness of the reading process, base of their reading autonomy (Kleim~ 2000; Solé, 1998). This leads us to the importance of teaching reading strategies in class and the education of the teachers for this specific practice. The investigation also shows evidence on the participants' difficulties concerning vocabulary, which caused major comprehension problems. This result confirms the importance of the role of the lexicon in reading comprehension (Laufer, 1997) and the threshold levei hypothesis, which establishes that a beginning FL student should reach the minimum levei of linguistic skill to be able to read in the target language. (Scaramucci,1995).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesa : Leiturapt_BR
dc.subjectReading processen
dc.subjectLíngua inglesa : Ensinopt_BR
dc.subjectESPen
dc.subjectLíngua inglesa (língua estrangeira) : Ensinopt_BR
dc.subjectFL teachingen
dc.subjectReading strategiesen
dc.titleEstratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000400157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples