Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorBlum, Leandro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2019-06-19T02:34:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195932pt_BR
dc.description.abstractO artigo pretende explorar e refletir sobre as formas com as quais foi produzida e realizada uma atividade numa disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o primeiro semestre de 2017. Após a criação do material, requisito necessário para a disciplina Combinatória II, o mesmo foi utilizado em uma turma de Ensino Médio (EJA) numa escola pública, tornando-se elemento de reflexão sobre a formação inicial docente, no que tange à iniciativa e viabilidade de se propor no Ensino Básico o estudo de conteúdos rotulados do Ensino Superior, por meio da didática francesa da Transposição Didática. A atividade consistiu em unir a brincadeira de infância conhecida como “Cama de Gatos” com conceitos sobre a Teoria de Grafos, o qual produz o trocadilho que consta no título. A análise da atividade, a partir da produção dos estudantes participantes, permite inferir que a formação do professor de matemática deva ocorrer de modo contínuo e reflexivo, desde que o professor tenha a consciência de sua importância, enquanto mediador, no processo de construção de conhecimento pelos estudantes. A título de produto, os materiais produzidos estão disponibilizados para a consulta, análise, reaplicação e possíveis adaptações por parte da comunidade de professores e demais interessados na temática.pt_BR
dc.description.abstractThe article intends to explore and reflect on the ways in which an activity in an undergraduate course of the Graduation degree in Mathematics at Universidade Federal do Rio Grande do Sul was produced and carried out during the first semester of 2017. After the creation of the material, a necessary requisite for the discipline Combinatória II, the same was used in a high school class (EJA) in a public school, becoming an element of reflection on initial teacher training, regarding the initiative and feasibility of proposing in the Basic Education the study of labeled contents of theHigher Education, through the French Didactics of Didactic Transposition. The activity consisted in joining the infantile play known as "Cat’s bed" with concepts on the Theory of Graphs, which produces the pun that appears in the title. The analysis of the activity, based on the production of the participating students, allows inferring that the formation of the mathematics teacher should occur in a continuous and reflexive way, as long as the teacher is aware of its importance, as mediator, in the process of knowledge construction by the students. As a product, the materials produced are available for consultation, analysis, reapplication and possible adaptations by the community of teachers and others interested in the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Thema. Pelotas. Vol. 16, n. 1 (2019), p. 50-64pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate Cognitionen
dc.subjectDidática : Matemáticapt_BR
dc.subjectGrafospt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectGraphsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDidactic Transpositionen
dc.titlePlanejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA : uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093667pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples