Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
dc.contributor.author | Silva, Andressa Abreu da | pt_BR |
dc.contributor.author | Arcaro, Katia | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-14T02:31:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-9185 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195796 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática. | pt |
dc.description.abstract | The present text is organized from a research carried out with teachers of mathematics who studied during the initial formation the curricular component History of Mathematics. The aim of the research was to investigate whether the participants who already act as teachers make use of the History of Mathematics in their classes and how they understand the process of knowledge construction. For that, a qualitative methodological design was made and used, in which an exploration and analysis of a questionnaire answered by graduates who had their initial formation in the Federal Institute of Technology of Rio Grande do Sul, Caxias do Sul campus was done and used. To conclude that the curriculum component History of Mathematics played an important role in the initial formation of those consulted, as well as contributing in their teaching practice. As main contributions, the respondents highlight the mobilization of knowledge and the provocation of students' curiosity during math classes. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | History of mathematics | en |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Major in mathematics | en |
dc.title | Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001095353 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Exatas e da Terra (6164)