Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Andressa Abreu dapt_BR
dc.contributor.authorArcaro, Katiapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-14T02:31:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195796pt_BR
dc.description.abstractO presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar se os participantes que já atuam como docentes fazem uso da História da Matemática em suas aulas e como estes entendem o processo de construção do conhecimento. Para tanto, foi feito e usado um desenho metodológico qualitativo, no qual foram feitas uma exploração e a análise de um questionário respondido por licenciados e licenciandos já atuantes que tiveram sua formação inicial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Pode-se concluir que a componente curricular História da Matemática desempenhou um importante papel na formação inicial dos consultados, bem como contribui na sua prática docente. Como principais contribuições, os pesquisados destacam a mobilização do conhecimento e a provocação da curiosidade dos estudantes durante as aulas de matemática.pt
dc.description.abstractThe present text is organized from a research carried out with teachers of mathematics who studied during the initial formation the curricular component History of Mathematics. The aim of the research was to investigate whether the participants who already act as teachers make use of the History of Mathematics in their classes and how they understand the process of knowledge construction. For that, a qualitative methodological design was made and used, in which an exploration and analysis of a questionnaire answered by graduates who had their initial formation in the Federal Institute of Technology of Rio Grande do Sul, Caxias do Sul campus was done and used. To conclude that the curriculum component History of Mathematics played an important role in the initial formation of those consulted, as well as contributing in their teaching practice. As main contributions, the respondents highlight the mobilization of knowledge and the provocation of students' curiosity during math classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. vol. 3, no.1 (2019), p. 27-44pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMajor in mathematicsen
dc.titleContributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeContributions of the curricular component History of Mathematics in the initial formation of the mathematics teacher en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001095353pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record