Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Karine dospt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Fernanda Perespt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T02:34:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195566pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011).pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.title“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobrezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092216pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record