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dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorWerneck, Eduardo Petry Terrapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194997pt_BR
dc.description.abstractO mercado de cursos preparatórios para concursos públicos sofreu diversas mudanças nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos aplicados na área da educação. Com a facilidade da disseminação do conhecimento, a concorrência no mercado se torna cada vez mais elevada, sendo imprescindível conhecer os desejos e necessidades dos estudantes para a obtenção de uma vantagem competitiva. Nesse contexto, o presente estudo buscou explorar o processo de decisão de compra do consumidor de cursos preparatórios, por meio de duas pesquisas: uma exploratória qualitativa, implementada a partir de entrevistas em profundidade com oito pessoas, e outra conclusiva descritiva de caráter quantitativo, conduzida a partir de um questionário de autopreenchimento respondido por 132 pessoas. Os resultados obtidos demonstram a ampla adoção dos cursos à distância pelos consumidores, bem como a preferência pela internet como meio de busca de informações e realização da compra. Ademais, os dados indicam que os principais atributos buscados pelos estudantes são a qualidade dos professores e dos materiais disponibilizados, em consonância com os resultados obtidos por Andrade (2011). Ao final, são exploradas implicações gerenciais do presente trabalho, bem como sugestões para futuras pesquisas.pt
dc.description.abstractThe market of preparatory courses for public tenders has undergone several changes in recent years, due to the technological advances applied in the area of education. With the ease of dissemination of knowledge, market competition becomes increasingly higher, being essential to know the students' desires and needs to obtain a competitive advantage. In this context, the present study sought to explore the consumer purchasing decision process of preparatory courses, through two surveys: a qualitative exploratory, implemented from in-depth interviews with eight people, and another conclusive descriptive of quantitative character, conducted by a self-filling questionnaire answered by 132 people. The results obtained demonstrate the wide adoption of distance courses by consumers, as well as the preference for the Internet as a means of searching for information and making the purchase. In addition, the data indicate that the main attributes sought by the students are the quality of the teachers and the materials available, in line with the results obtained by Andrade (2011). At the end, we explore the management implications of the present work, as well as suggestions for future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectPreparatory courseen
dc.subjectPurchase decision processen
dc.subjectPublic tenderen
dc.titleProcesso de decisão de compra de cursos preparatórios para concursos públicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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